TECNOLOGIA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO

PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Ana Paula Freitas Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles Must University, Estados Unidos
  • Fábio José de Araújo Must University, Estados Unidos
  • Flávia Maria Matos Santos dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Maraléia Silva Nogueira do Nascimento Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.339

Resumo

O objetivo do presente estudo visa discutir sobre Tecnologia, Cidadania e Educação, enfatizando as Práticas Digitais e os Riscos no Contexto das Instituições Escolares. A pesquisa está organizada em três seções: a primeira apresenta a relação entre Tecnologia, Cidadania e Educação, ressaltando sobre o Letramento Digital, o uso eficaz e produtivo das novas tecnologias e seu impacto na educação. Na segunda seção descreve-se as Práticas Digitais e seus Riscos no Contexto das Instituições Escolares, apontando as implicações do uso indevido e excessivo das tecnologias e como professores e gestores podem contribuir significativamente para a criação de uma geração mais consciente, segura e ética. Na terceira seção discorre-se sobre os Direitos e Deveres do Cidadão no Contexto Digital. Através da pesquisa bibliográfica pode-se afirmar que a promoção da cidadania digital, o uso responsável e seguro da tecnologia, a formação docente, o desenvolvimento do letramento e das habilidades digitais e a criação de um ambiente de inovação ética são elementos primordiais para aproveitar o potencial da tecnologia em prol do desenvolvimento humano, social e global do aluno. É uma jornada complexa e em constante evolução que requer colaboração multidisciplinar, pensamento crítico e uma visão holística do progresso. Conclui-se que para desfrutar ao máximo dos avanços tecnológicos e promover um desenvolvimento integral do discente, é essencial que se cultive não apenas habilidades técnicas, mas também uma compreensão profunda dos aspectos sociais, éticos e psicológicos da tecnologia, exigindo da escola, dos docentes e gestores uma reconfiguração em suas ações pedagógicas.

Biografia do Autor

Ana Paula Freitas Ferreira, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras: Inglês, Português e Literatura pela ULBRA: Universidade Luterana do Brasil/Itumbiara-GO; Especialização em Docência Universitária pela UEG; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles , Must University, Estados Unidos

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE; Especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará- UECE; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fábio José de Araújo, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Letras Português (UNIMES), Pedagogia (UNINTER), Geografia (UNINTER) e Química (UNIASSELVI); Especialista em Biodiversidade Vegetal (UVA), Educação Pobreza e Desigualdade Social (UFC), Educação Ambiental (UFC), Gestão Pedagógica na Escola Básica (UECE), Língua Portuguesa e Literatura (FAVENI), Ciências Humanas e Sociais Aplicada ao Mundo do Trabalho (UFPI); Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University e Dourando em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais. 

Flávia Maria Matos Santos dos Santos, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia; Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia; Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Professora e Coordenadora Pedagógica efetiva da Rede Municipal da Educação de Salvador - BA.

Maraléia Silva Nogueira do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras Português/Inglês pelo Centro de Ensino Superior Anísio Teixeira - CESAT (ES); Licenciatura em Letras Libras pela Uniasselvi; Especialização em estudos da linguagem pela Faculdade Saberes; Especialização em Educação especial e inclusiva pela Faculdade Vale do Cricaré.

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Ferreira, A. P. F. ., Fonteles , A. J. C. S. ., Araújo, F. J. de ., Santos, F. M. M. S. dos ., & Nascimento, M. S. N. do . (2023). TECNOLOGIA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Amor Mundi, 4(9), 35–46. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.339

Edição

Seção

Artigos