FERRAMENTAS COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ianan Eugênia de Carvalho Must University, Estados Unidos
  • Ayrla Morganna Rodrigues Barros Must University, Estados Unidos
  • Lucas Estevão Fernandes Laet Must University, Estados Unidos
  • Solange Aparecida Gallo Must University, Estados Unidos
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.338

Resumo

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia de um modo geral e são utilizadas em diversas finalidades, uma delas é promover os processos de ensino/aprendizagem entre os seus usuários. Nesse sentindo, este estudo buscou quais seriam as aproximações e distinções entre o uso de novas tecnologias com as ferramentas colaborativas, sendo um instrumento mediador de aprendizagem, levando em consideração as mudanças nas interações na sociedade que acabam por contribuir para a constituição da inovações e a promoção do compartilhamento d.e novos conhecimentos entre as indivíduos que estão distantes , mas com um espaço de comunicação comum. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de referências bibliográficas que buscaram identificar como as tecnologias colaborativas utilizadas pelos estudantes, facilitando a aprendizagem. Dessa forma, os resultados apontados mostram que o uso das ferramentas colaborativas digitais como: computadores, celulares, internet, etc. implicam na aplicação de metodologias ativas, potencializando os processos e métodos pedagógicos.

Biografia do Autor

Ianan Eugênia de Carvalho, Must University, Estados Unidos

Graduanda em História pela Universidade Estadual de Goiás. Graduanda em Letras pela UNIFAVENI. Especialização em História e Cultura Afro Brasileira pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales. 

Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Must University, Estados Unidos

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Lucas Estevão Fernandes Laet, Must University, Estados Unidos

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Especialista em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Venda Nova Imigrante – FAVENI. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Solange Aparecida Gallo, Must University, Estados Unidos

Tecnóloga em Gestão Empresarial, Licenciada em Letras. Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança e Gestão de RH. Formação pedagógica para docentes não licenciados; especialista em Gestão Escolar e Coordenação. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales.

Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras e História pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- Palmares- PE. Especializações: Literatura brasileira e História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- Palmares- PE. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University - Flórida.

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Carvalho, I. E. de ., Barros, A. M. R. ., Laet, L. E. F. ., Gallo, S. A. ., & Silva, T. P. A. da . (2023). FERRAMENTAS COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO. Revista Amor Mundi, 4(9), 27–33. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.338

Edição

Seção

Artigos