SOCIEDADE DIGITAL E CIDADANIA

A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO USO SEGURO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Márcia Alves Medeiros Vilela Must University, Estados Unidos
  • Ana Walquíria Souza da Silva Must University, Estados Unidos
  • Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Ricardo Furtado de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Sonia Araújo dos Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.335

Resumo

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais tornou-se uma poderosa ferramenta pedagógica para as instituições de ensino, e os professores têm à sua disposição diversos recursos digitais capazes de transformar e reconfigurar suas metodologias de ensino, tendo agora, além da sala de aula presencial, a internet como novo espaço educacional, frequentado por usuários do mundo inteiro, e onde direitos precisam ser respeitados, assim como deveres precisam ser cumpridos.  É mediante este novo contexto que o presente estudo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, discutiu sobre a temática tecnologia, educação, cidadania e os riscos aos quais professores e alunos estão expostos neste espaço online, com o objetivo de identificar quais práticas digitais a escola adota para garantir a segurança digital da sua comunidade acadêmica. A pesquisa revelou que os riscos cibernéticos são numerosos e podem ser evitados, mas não eliminados, devido ao constante avanço tecnológico. Porém, se as instituições de ensino trabalhar em parceria com profissionais especializados na área de Tecnologias de Informação e Comunicação, acerca de práticas digitais que minimizem as armadilhas cibernéticas, que acontecem de forma generalizada, a tríade professor, aluno e família pode se tornar multiplicadora do uso seguro e consciente das redes digitais, uma vez que o conhecimento daí advindo pode ser compartilhado com aqueles usuários que, ainda, estão excluídos da cidadania e sociedade digitais.  

Biografia do Autor

Márcia Alves Medeiros Vilela , Must University, Estados Unidos

Graduação em Letras Português/Inglês. Especialização em Língua Portuguesa. Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ana Walquíria Souza da Silva , Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras. Especialista em Língua Inglesa, Gestão Escolar e Gestão Pública. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro , Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia e Letras com habilitação em Inglês. Especialista em Linguística aplicada ao ensino da Língua, Educação especial. Mestranda em educação pela Christian Business School.

Ricardo Furtado de Oliveira , Must University, Estados Unidos

Psicólogo pela Ulbra. Pedagogo e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS.

Sonia Araújo dos Santos , Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University Flórida - USA. Especialista em Educação Infantil e Literatura - Uniflor. Licenciada em Pedagogia - UNEMAT.

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Vilela , M. A. M. ., Silva , A. W. S. da ., Ribeiro , P. E. de O. ., Oliveira , R. F. de ., & Santos , S. A. dos . (2023). SOCIEDADE DIGITAL E CIDADANIA: A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO USO SEGURO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO . Revista Amor Mundi, 4(9), 3–11. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i9.335

Edição

Seção

Artigos