OS IMPACTOS DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

IMPORTÂNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Nailton Sousa Saraiva Must University, Estados Unidos
  • Maria Auxiliadora Alves de Moura Must University, Estados Unidos
  • Ângela Ap. de A. Polizello Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • José Adilson da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.334

Resumo

Com o avanço da tecnologia, a popularização da internet tornou-se inevitável. No ambiente escolar não foi diferente, cujo uso das mídias digitais e da linguagem audiovisual tem sido considerado na didática de professores em diferentes esferas de ensino, como o fundamental, médio e o superior. O objetivo deste paper foi entender os impactos de tais ferramentas na educação, destacando a importância, os desafios e as possibilidades. A metodologia adotada foi a de revisão de literatura, sendo consultados livros, artigos científicos de revistas e sites oficiais. Os resultados mostraram que as mídias digitais tornaram-se a realidade de muitas escolas, na qual os professores têm usufruído delas em suas aulas, a fim de torná-las mais dinâmicas, ao mesmo tempo em que buscam promover uma maior proatividade por parte dos alunos. Como desafios a serem superados, ressalta-se a necessidade de uma infraestrutura adequada que permita o seu uso, além da necessidade da formação continuada de professores, para que estes dominem tais ferramentas e suas potencialidades, tornando o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais produtivo. Por fim, é essencial que as experiências (sucessos e dificuldades) sejam compartilhadas pelos professores não só dentro da escola, mas também fora dela, para que o tema seja aperfeiçoado e adaptado a cada realidade.

Biografia do Autor

Nailton Sousa Saraiva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Enfermagem (UNISULMA, 2013), Licenciado em Pedagogia (UNINTER, 2012) e em Letras (UNINTER, 2016). Fez MBA em Gestão Escolar na Universidade de São Paulo (Pecege/ESALQ/USP, 2018). Possui pós-graduação lato sensu em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (UNINTER, 2016), Pneumologia Sanitária (FIOCRUZ, 2014), Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (FASAMAR, 2014), Orientação Educacional (FACIBRA, 2014), Educação Especial e Inclusiva (FASAMAR, 2014). É professor de Língua Portuguesa (SEDUC/MA), Coordenador Pedagógico (SEMED de Vila Nova dos Martírios/ MA) e cursa Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University).

Maria Auxiliadora Alves de Moura, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO; Graduada em Biologia pelo Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University. 

Ângela Ap. de A. Polizello, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela PUC-Campinas; Graduada em Letras pela FALC- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT. 

José Adilson da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Graduado em Artes, pela Universidade Leonardo da Vinci. Graduado em Letras pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. É Professor Pedagogo e coordenador de Programas (SEMEC / Tijucas do Sul/PR), É Orientador Educacional (UNINTER). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação - Must Univesity. 

Publicado

2023-11-26

Como Citar

Saraiva, N. S. ., Moura, M. A. A. de ., Polizello, Ângela A. de A. ., Machado, J. C. ., & Silva, J. A. da . (2023). OS IMPACTOS DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: IMPORTÂNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Amor Mundi, 4(7), 105–111. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.334

Edição

Seção

Artigos