A GESTÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.333

Resumo

A gestão de doenças nas organizações de saúde envolve um conjunto de estratégias e práticas que visam a prevenção, tratamento e gerenciamento de doenças em pacientes. Isso inclui desde a identificação precoce de doenças até a coordenação de cuidados e tratamentos, incluindo a utilização de tecnologias e práticas baseadas em evidências. O gerenciamento efetivo de doenças nas organizações de saúde é essencial para garantir um cuidado efetivo e de qualidade aos pacientes, prevenindo complicações e reduzindo custos em longo prazo. Além disso, uma boa gestão de doenças pode contribuir para a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida dos pacientes, bem como para a otimização dos recursos disponíveis nas organizações de saúde. Ocorre que, durante a pandemia do COVID-19, diversas foram as alterações e mudanças proporcionadas nessa gestão de doenças. Nesse cenário, o artigo em questão tem o objetivo geral de destacar a importância do gerenciamento de doenças crônicas durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, consistente no levantamento de informações constantes em materiais já elaborados. Concluiu-se que o gerenciamento de doenças crônicas se tornou ainda mais importante durante a pandemia de Covid-19, uma vez que pessoas com doenças crônicas estão mais vulneráveis a desenvolver complicações graves caso sejam infectadas pelo vírus. Além disso, a pandemia afetou significativamente o acesso aos serviços de saúde, o que tornou o gerenciamento dessas doenças ainda mais desafiador.

Biografia do Autor

Alexsandro Narciso de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Enfermagem pela  Universidade Braz Cubas. Pós-Graduado em Enfermagem em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química - Faculdade Faveni. Pós-Graduado em Enfermagem em Urgência e Emergência  - Faculdade Faveni; Pós-graduado em Saúde Pública - Faculdade Metropolitana;  Mestrando em Gestão em Cuidados da Saúde pela Must University. Atualmente professor na Universidade Anhanguera – SP; Enfermeiro em Urgência e Emergência no Hospital Previna em Mogi das Cruzes – SP.

Diely Aparecida de Oliveira Soares, Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes, SP, Brasil

Bacharel em Fisioterapia pela UBC - Universidade Braz Cubas, Especialista em Fisioterapia  Intensiva Adulto pela FABIC Physio Cursos.

Juliana Marques de Souza Souza, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil

Fonoaudióloga,  Especialista em saúde pública com Ênfase na saúde da família pela Universidade Anhanguera e  MBA em  Gestão pública com ênfase na saúde da família pela Universidade Anhembi Morumbi

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Oliveira, A. N. de, Soares, D. A. de O. ., & Souza, J. M. de S. . (2023). A GESTÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE : A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Amor Mundi, 4(8), 139–145. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.333

Edição

Seção

Artigos