EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.331

Resumo

A literatura vem contribuindo significamente para compreensão dos conhecimentos que constituem a base do ensino, ou seja, os saberes mobilizados pelo professor que devem ser desenvolvidos na formação profissional. Existem muitas definições para Educação a Distância (EAD), uma das que melhor se encaixam é descrita desta maneira “ a educação a distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia a aprendizagem, sem apresentar limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos estudantes. A EAD constitui como um recurso de incalculável importância para atender grandes contingentes de alunos, de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida. A metodologia EAD possui uma relevância social muito importante, pois permite acesso para aqueles que vêm sendo excluídos do processo educacional superior por morarem longe das universidades ou por indisponibilidade de tempo nos horários, uma vez que a EAD contribui para a formação de profissionais sem deslocá-los de seus municípios. Com base na literatura disponível relativa à EAD, é possível destacar algumas características dessa modalidade de ensino, independentemente da abordagem pedagógica: a) separação espacial e temporal entre professor, aluno e instituição; b) utilização sistemática de meios e recursos tecnológicos nos processos de comunicação; c) autoaprendizagem individual e/ ou coletiva; d) formas tutorias de acompanhamento e apoio ao aluno; e) formas de comunicação bidirecional e/ ou interativa; f) propostas de democratização da educação, ampliando-se o acesso das minorias, dos trabalhadores, das pessoas isoladas à formação continuada, e qualificação profissional. No Brasil a relação entre EAD e ensino superior vem crescendo de 10 anos para cá e teve seu auge já no século XXI. Uma explicação para esse crescimento pode ser a abertura a efetivação do EAD em instituições de ensino superior, a abertura da lei de diretrizes e bases da educação (LDB) de 1996 e consequentes decretos reguladores. Outra explicação está relacionada com a revolução nas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e seus impactos no ensino á distância. No Brasil, a EAD surge como possibilidade de difusão e de democratização da educação de qualidade e como uma das melhores opções para a inclusão social, e para a melhoria quantitativa e qualitativa do processo educacional. Inicialmente ela se firmou em instituições públicas, com o intuito de ser uma atividade complementar e ajudar de alguma forma na educação presencial, porém, pouco tempo depois, em 2002 as instituições privadas a tornaram um objeto de disputa no mercado educacional.

Biografia do Autor

Alexsandro Narciso de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Enfermagem pela  Universidade Braz Cubas. Pós-Graduado em Enfermagem em Saúde Mental com Ênfase em Dependência Química - Faculdade Faveni. Pós-Graduado em Enfermagem em Urgência e Emergência  - Faculdade Faveni; Pós-graduado em Saúde Pública - Faculdade Metropolitana;  Mestrando em Gestão em Cuidados da Saúde pela Must University. Atualmente professor na Universidade Anhanguera – SP; Enfermeiro em Urgência e Emergência no Hospital Previna em Mogi das Cruzes – SP.

Allysson Barbosa Fernandes, Must University, Estados Unidos

Graduado em Administração. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Oliveira, A. N. de ., & Fernandes, A. B. (2023). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Revista Amor Mundi, 4(8), 147–159. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.331

Edição

Seção

Artigos