CRISES DE SAÚDE: IMPACTOS E DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Tamires Mendes Almeida Must University, Estados Unidos
  • Dirty Paula de Araújo Must University, Estados Unidos
  • Larissa Cruz de Macedo Coelho Galvão Must University, Estados Unidos
  • Marcia Cristina Reis Campos Melo Must University, Estados Unidos
  • Roberta Araújo de Castro Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.325

Resumo

As crises de saúde podem resultar de doenças, desatres, catástrofes e etc. São amplamente imprevisíveis, pode atingir as pessoas a qualquer momento. Este estudo tem por objetivo verificar a crise de saúde ocasionada pela Covid-19, averiguando os impactos e desafios impostos pela pandemia e consiste em uma revisão da literatura como estudo metodológico. A crise de saúde ocasionada pela Covid-19 foi desafiadora para o mundo, evidenciou as fragilidades e fortalezas dos sistemas, além de provocar inúmeras mudanças na humanidade. Alguns países detectaram a crise e administraram as mudanças necessárias, com medidas preventivas, de controle e até contenção. A crise quando não identificada precocemente, pode causar grandes prejuízos à população. Na pandemia a nível mundial foram adotadas medidas como o isolamento social, quarentena e o rastreio dos contactantes dos casos, contudo, não foram suficientes, custou centenas de milhares de vidas humanas em todo o mundo. O Brasil, teve seu plano de contingência com base em recomendações orientadas pelo Ministério da Saúde, no entanto, teve barreiras à implementação das medidas de distanciamento social, tanto pelo cenário político no país, bem como de governantes que hesitaram na adoção de medidas rígidas para contenção da doença. Os impactos da pandemia foram extremamente significativos nas economias e sociedades. A pandemia mostrou que o país já estava em crise na saúde e que faz se necessário maior investimentos em políticas públicas, bem como a garantia de acesso aos cuidados de saúde principalmente em regiões onde a população vive em maior situação de vulnerabilidade.

Biografia do Autor

Tamires Mendes Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduação em Serviço Social. Especialização em Controle da Gestão Pública. Mestrando em Gestão de Cuidados da Saúde pela Must University.

Dirty Paula de Araújo, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Gestão de Cuidados em Saúde pela Must University (MUST). Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ; Pós Graduada em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Católica de Goiás; Especialização em Preceptoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás.

Larissa Cruz de Macedo Coelho Galvão, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Gestão de Cuidados em Saúde pela Must University (MUST); Graduada em MEDICINA pelo Centro Universitário do Maranhão. Residência médica em CLÍNICA MÉDICA pelo Hospital Dr. Carlos Macieira.

Marcia Cristina Reis Campos Melo, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Gestão de Cuidados em Saúde pela Must University (MUST). Pós graduada em Gestão Hospitalar pela Faculdade de Nanuque (FANAN); Pós graduada em Programa de Saúde da Família pela Faculdade Nanuque (FANAN); Pós graduada em Farmácia Estética pela Unyleya; Graduada em Farmácia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre – FAFIA. 

Roberta Araújo de Castro, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Gestão de Cuidados em Saúde pela Must University (MUST). Graduação em Medicina. Especialização em Anestesiologia. 

Publicado

2023-11-02

Como Citar

Almeida, . . . . T. M. ., Araújo, D. P. de ., Galvão, L. C. de M. C. ., Melo, M. C. R. C. ., & Castro, R. A. de . (2023). CRISES DE SAÚDE: IMPACTOS E DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA COVID-19. Revista Amor Mundi, 4(8), 129–137. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.325

Edição

Seção

Artigos