PECULIARIDADES DA GOVERNANÇA E DA LIDERANÇA NO SETOR DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.323Resumo
As organizações de saúde encontram-se a cada dia mais estruturadas, abraçando tanto os setores em que se precisa pagar pela saúde quanto os de atendimento gratuito, prestando desde o atendimento primário até a reabilitação, englobando os casos agudos até os paliativos, que se encontram a cada dia com mais possibilidades e estando aptos a atender a todas as idades. Estão em constante evolução para enfrentarem as modificações da sociedade e da epidemiologia. As tecnologias, realidades financeiras, do ambiente e da cultura também solicitam evolução. Como devolutiva, há um reconhecimento da necessidade de uma gestão para compreender e atuar frente às alterações nas solicitações e nas prioridades. A liderança em saúde está centralizada na capacidade de visualizar prioridades, fornece uma possibilidade estratégica a vários colaboradores dentro do sistema e gera compromisso em todos para acessarem essas prioridades melhorando as organizações de saúde. É necessária uma governança eficaz para auxiliar a mudança e alcançar resultados, assegurando a mobilização e a utilização eficientes da mão-de- obra da saúde e de outros recursos. Com base nesse contexto, o objetivo desse estudo é entender a importância da integração entre a liderança corporativa e a governança organizacional no setor de saúde, como um fator facilitador no planejamento, na gestão de riscos e na criação de valor em instituições de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roberta Araújo de Castro, Dirty Paula de Araújo, Larissa Cruz de Macedo Coelho Galvão, Marcia Cristina Reis Campos Melo, Tamires Mendes Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.