Inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down na educação infantil

Autores

  • Rafael Soares Silva Universidade de São Paulo, USP, SP, Brasil
  • Marciana Vieira de Sousa Universidade Federal do Piauí, Piauí, PI, Brasil
  • Izabel Rodrigues da Silva Universidade Federal do Piauí, Piauí, PI, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i3.32

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa que tem como pergunta problema: Como acontece a inclusão de alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil, em uma CMEI da rede Municipal de Timon – MA? E como objetivos específicos: identificar as concepções teóricas sobre inclusão na Educação Infantil; observar as metodologias utilizadas pelos professores que favoreçam a inclusão de crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil e verificar as dificuldades encontradas pelos professores no processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down. Para atingir esses objetivos buscou-se embasamento em teóricos como: Pueschel (1993), Stainback&Stainback (1999), Voivodic (2013), Bardin (2004), entre outros autores. Este estudo está dividida em duas sessões revisão bibliográfica, na qual versa sobre a Inclusão de crianças especiais na Educação Infantil e a Síndrome de Down (SD). A segunda apresentou os resultados do estudo. Em seu aspecto metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa, como técnica de produção dos dados usaram o questionário e observação, como dimensão particular da pesquisa qualitativa. Esta pesquisa teve como participantes professores da Educação Infantil de uma CMEI do município de Timon (MA), que atuam nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A presente pesquisa evidencia que a cada dia vem acontecendo mesmo que de forma lenta a inclusão dos alunos com síndrome de Down e que as dificuldades estão ficando esquecidas no passado possibilitando assim o aprendizado desse aluno.

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva, Universidade de São Paulo, USP, SP, Brasil

Pós doutorando em Ensino de Química e divulgação Científica pela Universidade de São Paulo - USP, Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (Unicsul), com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Licenciado em Química e Pedagogia, Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais, Vasta experiência na área Química, ensino de química e ciências, aliando a experiência do mundo corporativo com o ambiente escolar. Professor de Química da rede pública e privada de Ensino no Estado de São Paulo.

Marciana Vieira de Sousa, Universidade Federal do Piauí, Piauí, PI, Brasil

Pedagoga e especialista em Edicação Infantil.

Izabel Rodrigues da Silva , Universidade Federal do Piauí, Piauí, PI, Brasil

Pedagoga e Especialista em metodologia de Ensino Infantil.

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Silva, R. S., de Sousa, M. V. ., & da Silva, I. R. . (2020). Inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down na educação infantil. Revista Amor Mundi, 1(3), 35–46. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i3.32

Edição

Seção

Artigos