ESTRATÉGIAS DE EMPRESAS NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO

Autores

  • Samir Ibrahim Elias Must University, Estados Unidos
  • Aramis de Queiroz Silva Must University, Estados Unidos
  • Bárbara Damasio dos Reis Must University, Estados Unidos
  • Danilo Marcos Leme Fukuoka Must University, Estados Unidos
  • Dilcimar Gomes de Araújo Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.319

Resumo

A busca pela geração de mais receitas, competição por novas vendas, oportunidades de investimento e diversificação são alguns exemplos de fatores que levam as empresas a se internacionalizarem. A internacionalização é, de fato, uma estratégia que pode ser descrita como um processo de decisão complexo, tendo ganhado destaque entre os pesquisadores e profissionais empresariais nas últimas décadas. Foi possível observar que isso ocorre sobretudo mediante a internacionalização de empresas oriundas de economias emergentes. Neste estudo, são detalhados exemplos de estratégias utilizadas para a internacionalização, assim como empresas que adotaram essas estratégias em seus mercados de atuação. Todavia, ressalta-se, também, no decorrer do presente artigo, que boas estratégias não garantem o sucesso dos negócios, a menos que haja êxito em sua implementação. Por fim, são elencadas habilidades necessárias que precisam ser detidas por profissionais que visem gerenciar empresas internacionalizadas.

Biografia do Autor

Samir Ibrahim Elias, Must University, Estados Unidos

Graduado em Letras Português/Inglês e Pedagogia pela UniCesumar. Graduado em Comércio
Exterior pela UNINTER. Especialista em Gestão de Riscos e Cibersegurança pela Faculdade
Focus. Especialista em Gestão Pública pela AVM Educacional. MBA em Finanças Corporativas
pela ESAB. MBA em Governança Corporativa pela Unyleya. Especialista em Gestão Escolar
pela UNIBF. Especialista em Ensino Bilíngue pela Anhembi Morumbi. Mestrando em
Administração pela Must University.

Aramis de Queiroz Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Ciências Contábeis. Especialista em Gestão de Contas Pública, Contabilidade
Pública e Responsabilidade Fiscal. Mestrando em Administração pela Must University.

Bárbara Damasio dos Reis, Must University, Estados Unidos

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho. Especialista em
Recursos Humanos pela Uninter. Especialista em Direito público e em Lei Geral de Proteção
de Dados pela Legale Educacional. Mestranda em Administração pela Must University.

Danilo Marcos Leme Fukuoka, Must University, Estados Unidos

Graduado em Engenharia Civil pela UNIP. Especialista em Engenharia de Segurança do
Trabalho pela FEF e MBA em Gestão de Projetos pela FAVENI. Mestrando em Administração
pela Must University.

Dilcimar Gomes de Araújo, Must University, Estados Unidos

Graduado em Administração Pública pela UFOP. Especialista em Gestão Pública Municipal
pela UFV. Especialista em Gestão de TI pela UNIP. Especialista em Docência no Ensino
Superior pela UNIVÉRTIX. Mestrando em Administração pela Must University.

Publicado

2023-10-27

Como Citar

Elias, S. I. ., Silva, A. de Q. ., Reis, B. D. dos ., Fukuoka, D. M. L. ., & Araújo, D. G. de . (2023). ESTRATÉGIAS DE EMPRESAS NO CONTEXTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO. Revista Amor Mundi, 4(8), 79–89. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.319

Edição

Seção

Artigos