DESENVOLVENDO A RESILIÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DOS COLABORADORES
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS ATIVAS DA LIDERANÇA E SEUS DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.317Resumo
As organizações são compostas por indivíduos que possuem diferentes personalidades, crenças e experiências de vida, o que torna as relações interpessoais complexas e desafiadoras. Para que essas relações ocorram de forma harmoniosa e produtiva, é necessário que os colaboradores desenvolvam habilidades socioemocionais, como resiliência e inteligência emocional. Este artigo teve como objetivo discutir a importância do desenvolvimento dessas habilidades e como as práticas organizacionais eficazes podem contribuir para esse processo. Para tanto utilizou-se da técnica metodológica de revisão bibliográfica, com base em pesquisas e estudos científicos de qualidade e relevância, disponíveis em bancos de dados eletrônicos, bem como em bibliotecas físicas. Permitindo assim ao final, considerar que, a liderança e emoção estão estreitamente relacionadas, já que as emoções desempenham um papel fundamental na forma como as pessoas são lideradas e como elas lideram os outros. Isso lhes permite adaptação às mudanças, manter a motivação e o comprometimento com os objetivos da empresa, e desenvolver relacionamentos interpessoais positivos e produtivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jaqueline Conceição Leite, Carlos André Monteiro de Sousa, Isabel da Silva Sotero, Katia Silene Macedo de Medeiros Rodrigues, Tácito Augusto Farias Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.