DESENVOLVENDO A RESILIÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DOS COLABORADORES

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS ATIVAS DA LIDERANÇA E SEUS DESAFIOS

Autores

  • Jaqueline Conceição Leite Must University, Estados Unidos
  • Carlos André Monteiro de Sousa Must University, Estados Unidos
  • Isabel da Silva Sotero Must University, Estados Unidos
  • Katia Silene Macedo de Medeiros Rodrigues Must University, Estados Unidos
  • Tácito Augusto Farias Júnior Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.317

Resumo

As organizações são compostas por indivíduos que possuem diferentes personalidades, crenças e experiências de vida, o que torna as relações interpessoais complexas e desafiadoras. Para que essas relações ocorram de forma harmoniosa e produtiva, é necessário que os colaboradores desenvolvam habilidades socioemocionais, como resiliência e inteligência emocional. Este artigo teve como objetivo discutir a importância do desenvolvimento dessas habilidades e como as práticas organizacionais eficazes podem contribuir para esse processo. Para tanto utilizou-se da técnica metodológica de revisão bibliográfica, com base em pesquisas e estudos científicos de qualidade e relevância, disponíveis em bancos de dados eletrônicos, bem como em bibliotecas físicas. Permitindo assim ao final, considerar que, a liderança e emoção estão estreitamente relacionadas, já que as emoções desempenham um papel fundamental na forma como as pessoas são lideradas e como elas lideram os outros. Isso lhes permite adaptação às mudanças, manter a motivação e o comprometimento com os objetivos da empresa, e desenvolver relacionamentos interpessoais positivos e produtivos.

Biografia do Autor

Jaqueline Conceição Leite, Must University, Estados Unidos

Graduada em Ciências Contábeis. MBA em Docência do Ensino Superior. MBA em
Controladoria e Finanças. MBA em Gestão da Saúde Suplementar. Mestranda em
Administração pela Must University.

Carlos André Monteiro de Sousa, Must University, Estados Unidos

Graduado em Ciências Contábeis. MBA em Gestão de Contas Públicas. Especialista em
Auditoria, Gestão e Controladoria. Mestrando em Administração pela Must University.

Isabel da Silva Sotero, Must University, Estados Unidos

Graduada em Administração pela UFPE. MBA em Finanças Corporativas e Gestão Bancária.
Especialista em Controladoria, Gestão Financeira Empresarial e Governança Corporativa.
Mestranda em Administração pela Must University.

Katia Silene Macedo de Medeiros Rodrigues, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Educação a Distância, Gestão Pública,
Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa. MBA em Segurança da Informação,
Administração e Gestão do Conhecimento. Mestranda em Administração pela Must
University. 

Tácito Augusto Farias Júnior, Must University, Estados Unidos

Graduado em Engenharia de Software. MBA em Engenharia de Software. Mestrando em
Administração pela Must University.

Publicado

2023-10-27

Como Citar

Leite, J. C. ., Sousa, C. A. M. de ., Sotero, I. da S. ., Rodrigues, K. S. M. de M. ., & Júnior, T. A. F. . (2023). DESENVOLVENDO A RESILIÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DOS COLABORADORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS ATIVAS DA LIDERANÇA E SEUS DESAFIOS. Revista Amor Mundi, 4(8), 59–68. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.317

Edição

Seção

Artigos