O IMPACTO DA ESTRUTURA DE CAPITAL NO VALOR DA EMPRESA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i8.311Resumo
A estrutura de capital é um dos assuntos desenvolvidos pelas teorias de finanças corporativas mais complexos e significativos e refere-se à composição das fontes de financiamento que uma empresa utiliza para operar e expandir seus negócios, minimizar o custo de capital, otimizar a relação custo-benefício, flexibilidade financeira, solvência, entre outros. As duas principais teorias sobre a estrutura de capital da empresa são a teoria Pecking Order e a teoria de Trade-off. Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre a estrutura de capital das empresas e seu impacto no valor empresarial. O método de pesquisa adotado para fundamentar o desenvolvimento acerca do questionamento proposto foi embasado em pesquisa bibliográfica. Após pesquisar a literatura acerca da estrutura de capital e o impacto sobre o valor de mercado da empresa, observou-se que apesar da existência de uma série de estudos teóricos, não há uma resposta unânime sobre a estrutura de capital ideal para uma organização. De acordo com as proposições de Modigliani e Miller, não há relação entre estrutura de capital e valor de mercado da empresa, independe da estrutura de capital o valor da empresa será o mesmo. Conforme a empresa eleve a proporção de dívida, o capital próprio remanescente se torna mais arriscado. Portanto, o custo do capital próprio também é elevado devido ao aumento do risco, equilibrando os resultados de forma exata.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aramis de Queiroz Silva, Bárbara Damasio dos Reis, Danilo Marcos Leme Fukuok, Dilcimar Gomes de Araújo, Samir Ibrahim Elias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.