TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO

PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Daniela Cristina Lopes de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Divino Ordones de Sousa Must University, Estados Unidos
  • Maria Cristina de Borba Soriano Souza Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.310

Resumo

Este artigo científico explora a interseção entre tecnologias, cidadania e educação, concentrando-se nas práticas digitais e nos desafios enfrentados pelas escolas. Com o aumento da integração de tecnologias digitais na educação, o estudo examina como essas ferramentas afetam a formação cidadã dos alunos e os riscos associados. Investiga como as práticas digitais influenciam a percepção e o exercício da cidadania pelos alunos, enquanto explora riscos como privacidade, segurança online e exposição a conteúdo inadequado. Também analisa como as escolas abordam esses riscos por meio de conscientização, programas educacionais e medidas de segurança. Utilizando revisão bibliográfica e pesquisa empírica, o artigo oferece insights sobre como as tecnologias digitais podem capacitar os alunos a se tornarem cidadãos responsáveis, enfrentando os desafios online. Destaca a importância da colaboração entre educadores, pais e alunos para promover o uso seguro e ético das tecnologias, preparando os jovens para a participação responsável em uma sociedade digital. Em suma, o estudo contribui para o entendimento de como as instituições escolares podem promover a cidadania ativa e a educação responsável em um ambiente digital em constante evolução.

Biografia do Autor

Daniela Cristina Lopes de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especialista
em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Itapuranga-FAI. Especialista em
Neuropedagogia Aplicada À Educação pela Faculdade Brasileira de Educação e CulturaFABEC. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do
Acaraú-UVA. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de
Goiás-UEG. 

Divino Ordones de Sousa, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.Especialista em
Geografia e História do Brasil. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás
(UEG). 

Maria Cristina de Borba Soriano Souza, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especializada
em Metodologia do Ensino e Pesquisa na Educação em Psicopedagogia pela Universidade
Católica de Anápolis. Especializada em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de
Oliveira (Universo). Graduada em Tecnologia e Marketing pela Universidade Norte do Paraná.
Graduada em Biologia pela Faculdade INET. Graduada em Pedagogia pela Universidade
Estadual de Goiás (UEG).

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Oliveira, D. C. L. de ., Sousa, D. O. de ., & Souza, M. C. de B. S. . (2023). TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Amor Mundi, 4(7), 189–199. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.310

Edição

Seção

Artigos