A APLICAÇÃO ESTRATÉGICA DA ANÁLISE SWOT NA GESTÃO EDUCACIONAL

POTENCIALIZANDO OPORTUNIDADES E SUPERANDO DESAFIOS

Autores

  • Lucas Estevão Fernandes Laet Must University, Estados Unidos
  • Alessandra Batista Mendes Must University, Estados Unidos
  • Celaine Damaceno Marcelo Villabruna Must University, Estados Unidos
  • Debora Cristina Domingos Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Verônica Celia Campos do Amaral Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.309

Resumo

O objetivo deste paper é abordar a aplicação estratégica da análise SWOT na gestão educacional de escolas públicas, visando potencializar oportunidades e superar desafios. O tema trata da importância da gestão escolar na promoção de um melhor planejamento e melhoria no ensino, além das dimensões e implicações da análise SWOT para alcançar qualidade na educação. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica para evidenciar a utilização dessa análise, destacando seu papel na mensuração do desempenho escolar e na tomada de decisões informadas. Conclui-se que a análise SWOT se mostra como uma valiosa aliada na gestão educacional, permitindo aos gestores avaliar o momento presente da escola, identificar forças e fraquezas internas, oportunidades e ameaças externas, e, com base nesse diagnóstico, desenvolver estratégias eficazes para aprimorar a qualidade do ensino e enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Ao alinhar a gestão aos princípios da democratização e do uso das tecnologias digitais, os gestores podem impulsionar a aprendizagem e o engajamento da comunidade escolar, contribuindo para uma educação mais eficiente e adequada às demandas atuais.

Biografia do Autor

Lucas Estevão Fernandes Laet , Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Graduação
em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Especialista em Ecologia e
Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Venda Nova Imigrante – FAVENI. – Rua
Pernambuco, 78E, Jardim Mato Grosso, Comodoro-MT.

Alessandra Batista Mendes, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB). Especializações: Educação
do Campo pela Faculdade Padre João Bagozzi (Bagozzi), Mestranda em Tecnologias
Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Celaine Damaceno Marcelo Villabruna, Must University, Estados Unidos

Graduada em Ludopedagogia e Psicopedagogia Clinica. Especialização em Educação Infantil.
Mestranda em Tecnologias Emergentes pela Must University - Flórida.

Debora Cristina Domingos Ferreira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia; Especialização em Gestão Escolar; Especialização em Educação
Especial Inclusiva Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University
- Flórida; 

Verônica Celia Campos do Amaral, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade UNINTER; Especialização: Educação Física
escolar pela UNINTER; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must
University - Flórida.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Laet , L. E. F. ., Mendes, A. B. ., Villabruna, C. D. M. ., Ferreira, D. C. D. ., & Amaral, V. C. C. do . (2023). A APLICAÇÃO ESTRATÉGICA DA ANÁLISE SWOT NA GESTÃO EDUCACIONAL: POTENCIALIZANDO OPORTUNIDADES E SUPERANDO DESAFIOS. Revista Amor Mundi, 4(7), 183–188. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.309

Edição

Seção

Artigos