AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO FERRAMENTA DE VERIFICAÇÃO DE QUALIDADE
UMA ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO ESPÍRITO SANTO/ES
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.307Resumo
O presente paper teve como objetivo geral analisar o uso da avaliação diagnóstica como forma de verificar o desempenho dos alunos em uma escola pública da rede pública estadual do Espírito Santo. A partir da contextualização do assunto apresentado, foi possível ampliar a análise que poderia ser uma prática avaliativa diagnóstica com base no ensino-aprendizagem de uma maneira que viesse a contribuir com o processo de aprendizagem, podendo assim entender como o ato avaliativo pode ser empregado na prática para auxiliar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, onde a figura do professor é fundamental para oportunizar alternativas mais atinentes ao contexto pedagógico. Para que tudo isto seja desenvolvido, a metodologia escolhida para o tratamento das informações foi do tipo bibliográfico. Ademais, utilizou-se a aplicação da avaliação diagnóstica em uma escola pública da rede estadual do Espírito Santo/ES para melhor tratamento do referencial obtido. Conclui-se, portanto, que a avaliação, como processo de ensino, depende da interação de seus sujeitos: alunos, professores e o objeto de conhecimento. Assim, a avaliação diagnóstica pode ser compreendida como uma ferramenta norteadora de crescimento, priorizado e de grande importância para que o aluno conheça suas potencialidades e dificuldades no seu processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Julia Pereira Nascimento Baía, Daniele de Souza Velozo, Dilza Maria Cruz Melo, Fabiana Silva Oliveira, Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.