AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO FERRAMENTA DE VERIFICAÇÃO DE QUALIDADE

UMA ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO ESPÍRITO SANTO/ES

Autores

  • Julia Pereira Nascimento Baía Must University, Estados Unidos
  • Daniele de Souza Velozo Must University, Estados Unidos
  • Dilza Maria Cruz Melo Must University, Estados Unidos
  • Fabiana Silva Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.307

Resumo

O presente paper teve como objetivo geral analisar o uso da avaliação diagnóstica como forma de verificar o desempenho dos alunos em uma escola pública da rede pública estadual do Espírito Santo. A partir da contextualização do assunto apresentado, foi possível ampliar a análise que poderia ser uma prática avaliativa diagnóstica com base no ensino-aprendizagem de uma maneira que viesse a contribuir com o processo de aprendizagem, podendo assim entender como o ato avaliativo pode ser empregado na prática para auxiliar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, onde a figura do professor é fundamental para oportunizar alternativas mais atinentes ao contexto pedagógico. Para que tudo isto seja desenvolvido, a metodologia escolhida para o tratamento das informações foi do tipo bibliográfico. Ademais, utilizou-se a aplicação da avaliação diagnóstica em uma escola pública da rede estadual do Espírito Santo/ES para melhor tratamento do referencial obtido. Conclui-se, portanto, que a avaliação, como processo de ensino, depende da interação de seus sujeitos: alunos, professores e o objeto de conhecimento. Assim, a avaliação diagnóstica pode ser compreendida como uma ferramenta norteadora de crescimento, priorizado e de grande importância para que o aluno conheça suas potencialidades e dificuldades no seu processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Julia Pereira Nascimento Baía, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Letras Português/Literatura. Tecnóloga em
Marketing Digital. Especialização em Gestão Escolar. Especialização em Educação Infantil
e Séries Iniciais. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Daniele de Souza Velozo, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Gestão em
Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira.
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Dilza Maria Cruz Melo, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias – UFAM. Licenciatura Plena em Letras Língua
e Literatura Inglesa -UFAM. Especialização em: Língua Inglesa na EAD-FAVENI, e,
Especialização em Pobreza e Desigualdade Social – UFAM. Mestranda em Tecnologias
Emergentes em Educação - Must University.

Fabiana Silva Oliveira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias-UFAM Licenciatura Plena em Língua e Literatura
Inglesa-UFAM, Especialização em Gestão e Tutoria na EAD-UNIASSELVI, Especialização
em Pobreza e Desigualdades Sociais- UFAM, Especialização em Educação Profissional
e Tecnológica-EPT- IFAM, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação-Must
University. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia.
Graduando em Engenharia de Produção. Graduando em Letras pelo IFES. Especialização
em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar:
Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física.
Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e
Adultos. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Baía, J. P. N. ., Velozo, D. de S. ., Melo, D. M. C. ., Oliveira, F. S. ., & Santos, S. M. A. V. . (2023). AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO FERRAMENTA DE VERIFICAÇÃO DE QUALIDADE: UMA ANÁLISE EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NO ESPÍRITO SANTO/ES. Revista Amor Mundi, 4(7), 165–174. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.307

Edição

Seção

Artigos