OS DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS DO USO DA TECNOLOGIA E DO MUNDO DIGITAL NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rosana Réus Must University, Estados Unidos
  • Andreza de Souza Cardoso Must University, Estados Unidos
  • Iracilda Maria Nunes Veluta Alves Must University, Estados Unidos
  • Shirleide Costa dos Santos Barbosa Must University, Estados Unidos
  • Silvia Renata de Carvalho Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.305

Resumo

Este trabalho se fez necessário diante de uma realidade que adquiriu novas maneiras de viver, de trabalhar de se organizar, de se conectar de representar a realidade e de fazer educação e com advindo da Pandemia evidenciou-se a dificuldade de acesso às tecnologias e a resistência dos profissionais, alguns alegando não ter conhecimento ou o tal letramento digital e outros por não gostar e até mesmo pelo comodismo e facilidade de ter quem faça. Observando as mudanças provenientes do uso da tecnologia e ao nosso entender a educação não pode e nem deve ficar atrás pois, mudanças diárias acontece ao nosso redor fazendo que cada vez mais, estejamos inseridos no mundo digital. O uso das novas tecnologias na educação tem sido um constante desafio, que nos leva a refletir e pensar sobre o uso das TICs pois, o uso desta tem sido um crescente no ambiente escolar, tanto por alunos como por professores. Portanto a definição do tema em análise, prescinde da importância do papel do professor no encaminhamento do processo educativo através das TICs como mediador de discussões, reflexões que suscitam mudanças efetivas para o futuro sob a ótica do professor que não pode ser vista apenas como quem coordena o processo educacional, mas aquele que provoca reflexões, críticas em torno das contradições subjacentes do atual contexto social no sentido de planejar ações inovadoras que valorizem a unidade educativa e sua modernização.

Biografia do Autor

Rosana Réus, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Unopar, Pós-graduada em Educação infantil, Séries Iniciais com ênfase em Educação Especial pela Faculdade Dom Bosco, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Andreza de Souza Cardoso, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNIVALI. Pós-graduada em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Médio pelas Faculdades Integradas FACVEST. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Iracilda Maria Nunes Veluta Alves, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras Português pela Universidade Luterana do Brasil, graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Fafich - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Pós-Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Shirleide Costa dos Santos Barbosa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura plena em Letras - Português e Literatura pela UECE, Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Tecnológica de Palmas, Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University. 

Silvia Renata de Carvalho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Univali, Pós-graduada em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco, Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela Uniasselvi, Alfabetização e Letramento pela Uniasselvi, Mestranda em Tecnologias Emergentes pela Must University. 

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Réus, R. ., Cardoso, A. de S. ., Alves, I. M. N. V. ., Barbosa, S. C. dos S. ., & Carvalho, S. R. de . (2023). OS DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS DO USO DA TECNOLOGIA E DO MUNDO DIGITAL NA EDUCAÇÃO. Revista Amor Mundi, 4(7), 147–153. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.305

Edição

Seção

Artigos