EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA A PRÁTICA DA CIDADANIA

Autores

  • Adriana Persin de Araújo Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Clair de Andrade Must University, Estados Unidos
  • José Leônidas Alves do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.304

Resumo

O presente artigo tem como temática “Educação e Tecnologias para a prática da cidadania”. Seu intento é estimular reflexões relacionadas à educação em direitos humanos (cidadania), por meio das novas tecnologias digitais. A metodologia usada neste trabalho é qualitativa e levou em consideração como estratégia a criação de uma revisão bibliográfica, procurando pesquisadores que tragam argumentos relacionados aos direitos humanos e sobre como as novas tecnologias podem unir crianças e jovens nessa discussão, essencialmente dentro das escolas. Mesmo havendo leis que regulamentam os direitos humanos, a educação em direitos humanos deveria ser mais debatida no ambiente escolar; por outro lado, poucos professores são capacitados para adotar práticas de educação em cidadania. A utilização das novas tecnologias digitais pode ser uma colaboradora em direção a uma educação mais inclusiva e que valorize o multiculturalismo. Para que se crie o verdadeiro sentido de cidadania e definir o estado de direito e respeito coletivo entre as pessoas, as escolas, unidas a sociedade, precisam oferecer temas que insiram a educação ligada aos direitos humanos.

Biografia do Autor

Adriana Persin de Araújo, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco; Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora pela Faculdade São Luís; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (Unijorge) Universidade Jorge Amado, Salvador/BA; Licenciada em Pedagogia (UNINTER) Centro Universitário Internacional; Tecnológica em Recursos Humanos (Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Psicopedagoga Clínica e Institucional (Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Wpos) Unyleya. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (UNINTER); Pós-graduada em Tecnologias Educacionais (Anhanguera); Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Clair de Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar e Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental-Ênfase em Educação Especial pela Faculdade Don Bosco. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

José Leônidas Alves do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Graduado em Ciências Náuticas pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar e em Segurança Pública Municipal pela Faculdade de Direito de Santa Maria. Licenciado em Matemática e Letras - Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação Paulistana. Possui especializações em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Novas Tecnologias na Educação e Formação Docente em Educação a Distância pela Escola Superior Aberta do Brasil; e Coordenação Pedagógica para o Ensino Superior, Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Focus. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Atualmente, é Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Araújo, A. P. de ., Almeida, A. P. de ., Andrade, C. de ., Nascimento, J. L. A. do ., & Narciso, R. . (2023). EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA A PRÁTICA DA CIDADANIA . Revista Amor Mundi, 4(7), 139–145. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.304

Edição

Seção

Artigos