A RELEVÂNCIA O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Jaqueline Edy de JungesAndrade Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Graciele Dias Must University, Estados Unidos
  • Sheila Costa Silva Pareschi Must University, Estados Unidos
  • Valéria Teixeira Modesto Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.303

Resumo

Este paper tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre a relevância do papel do professor e o ambiente de aprendizagem. Refere-se a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com instrumentos sobre fundamentação teórica, refletindo e buscando compreender a importância do papel do professor no E-learning, o ambiente de aprendizagem tecnológico e a dinâmica professor, tecnologia, estudantes diante das tendências educacionais. O papel dos professores é fundamental nesse processo, não mais como detentores e transmissores do conhecimento, mas como mediadores, facilitadores da aprendizagem evitando que os estudantes se tornem meros consumidores de informações. Seu trabalho requer incentivo e reconhecimento para enfrentar os desafios e mudanças que ocorrem dentro e fora dos muros da escola. Embora a tecnologia possibilite novas estratégias de ensinar e aprender, o papel do professor é insubstituível, principalmente no que diz respeito ao acompanhamento e orientação dos estudantes. No E-learning, o professor atua como um orientador, acompanhando o progresso de cada aluno e oferecendo feedbacks personalizados. Além disso, ele é responsável por planejar atividades e materiais que potencializam o ensino.

Biografia do Autor

Jaqueline Edy de JungesAndrade, Must University, Estados Unidos

Pedagoga, formada pela Universidade do Vale do Itajaí, pós-graduada em Educação Infantil, Séries Iniciais e Ensino Médio, Progestão pela Facvest, Progestão pela Secretaria de Estado da Educação, Ciências e Tecnologia, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Professora de Educação Infantil efetiva na rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. 

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura; Licenciada em Pedagogia; Tecnóloga em Recursos Humanos; Pós graduação em Psicopedagoga Clínica e Institucional; Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Metodologia do Ensino Superior; Tecnologias Educacionais; Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação - Must University.

Graciele Dias, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia, pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí); Especialização em Práticas interdisciplinares em Educação Infantil, Séries dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental e Médio, pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco; Pós Graduação em Gestão Escolar, com área de conhecimento em Educação, pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Sheila Costa Silva Pareschi, Must University, Estados Unidos

Graduação em Letras com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa. Especialização em Docência Superior. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Psicopedagoga. 

Valéria Teixeira Modesto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Administração de Empresas pela UNICSUL. Licenciatura em Pedagogia pela FLATED. Especialista em Docência para Educação Profissional SENAC. Especialista em Gestão Escolar USP/ESALQ. Especialista em Psicologia Institucional FERA. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-10-24

Como Citar

JungesAndrade, J. E. de ., Almeida, A. P. de ., Dias, G. ., Pareschi, S. C. S. ., & Modesto, V. T. . (2023). A RELEVÂNCIA O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM. Revista Amor Mundi, 4(7), 131–137. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.303

Edição

Seção

Artigos