TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO

PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Jones Pereira de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Geanine Ribeiro Faria Sales Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Sueli Gonçalves de Souza Andrade Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.301

Resumo

A utilização das tecnologias nas instituições escolares é importante e necessária para atender as demandas de atualização das estratégias metodológicas e para oportunizar a formação de propostas pedagógicas que contemplem a educação e a cidadania de modo a minimizar os riscos que as mídias digitais ou a exposição podem acarretar, como exposição de dados, crimes, bullying, cyberbullying, dentre outros. Fazem-se necessárias práticas pedagógicas e digitais sabendo quais são as informações verdadeiras, quais os sites seguros, quais os cuidados ao acessarem, realizarem cadastros. Por isso, sob o aspecto de pesquisa bibliográfica, composta por levantamento de dados em revistas, periódicos e artigos, o presente estudo foi realizado com o objetivo de levantar os riscos, as práticas digitais e quais as propostas que a escola pode desenvolver para que sejam identificados os direitos e os deveres do contexto digital, bem como ao comprometimento da segurança nas redes. O que propiciou concluir que a escola é o espaço no qual os alunos devem ser ensinados acerca do uso ativo, crítico, consciente e correto das tecnologias para que elas tenham mais do que o caráter de interação, mas a proposição pedagógica para o aprendizado com cuidados, cautela, uma vez que crianças e adolescentes já possuem facilidade de acesso e utilização dos recursos das tecnologias em aplicativos e dispositivos com os quais podem acessar informações, comunicarem-se e aprenderem sobre temáticas diversas.

Biografia do Autor

Jones Pereira de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduado em: - Letras Inglês, - Pedagogia; Pós-Graduado em: - Literatura, cultura e Arte, - Educação Especial e Libras, - Educação Inclusiva/ Libras, - Libras / Língua Portuguesa. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mail.

Geanine Ribeiro Faria Sales, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Pedagogia (Faculdade Unificadas de Iuna-Doctum). 2ª Licenciatura em Educação Especial (Faveni). Especialista em Educação Especial e Ensino Religioso (Faveni). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University). 

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Graduanda em Educação Física. Graduanda em Educação Especial Inclusiva. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University – Flórida. 

Sueli Gonçalves de Souza Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia e 2ª Licenciatura em Educação Especial. Pós-graduada em Gestão Escolar, Educação Infantil e séries Iniciais e Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Oliveira, J. P. de ., Sales, G. R. F. ., Meroto, M. B. das N. ., & Andrade, S. G. de S. . (2023). TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Amor Mundi, 4(7), 113–121. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.301

Edição

Seção

Artigos