John Dewey e Paulo Freire: duas visões da educação

Autores

  • Augusto Kessai Agostinho Chicava Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Armindo Armando Nhanombe Universidade Nova de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.3

Resumo

O ensaio tenciona analisar duas visões de educação: democrática e libertadora em John dewey e Paulo Freire. Partimos do pressuposto que Dewey foi um intelectual interessado em difundir a educação democrática e progressiva, e Paulo Freire difundiu sua pedagogia libertadora a partir da conscientizaçāo. Propôs-se usar o método descritivo e analítico, a partir duma análise crítica e reflexiva das obras de Dewey, basicamente: Democracia e Educação, Como Pensamos e de Freire, Pedagogia de Oprimido e Pedagogia de Autonomia. Como resultado inferiu-se que Dewey assim como Freire são sempre atuais, e que nos tempos hodiernos a educação luta por ser democrática, libertadora e acima de tudo participativa. Dewey e Freire são incontronáveis na educação, sobretudo quando se fala de metodologias, daí que sem sombra de dúvidas estão na origem dos vários métodos e metodologias de processo de aprendizagem. Toda aprendizagem que tenha pretensa de ser democrática ou libertadora, não deve descurar da teoria e nem prática, mas conexação das duas.

Biografia do Autor

Augusto Kessai Agostinho Chicava, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante no grupo de pesquisa “Ensino e Conhecimento”. Atualmente é Professor efetivo na Universidade São Tomás de Moçambique (USTM). Pesquisa na área de Epistemologia Genética; Pragmatismo Deweyana e Pedagogia Freireana, e bolsista da CAPES.

Armindo Armando Nhanombe, Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Doutorando em Ética Aplicada pela Universidade de São Tomás de Aquino de Moçambique (USTM), e em Direito e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa. Investigador de CEDIS da Universidade Nova de Lisboa.

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Chicava, A. K. A., & Nhanombe, A. A. . (2020). John Dewey e Paulo Freire: duas visões da educação. Revista Amor Mundi, 1(1), 63–74. https://doi.org/10.46550/amormundi.v1i1.3

Edição

Seção

Artigos