INTEGRAÇÃO, TAXONOMIA E IMPLEMENTAÇÃO TECNOLÓGICA

QUANDO E COMO ESSAS PRÁTICAS SE CONECTAM

Autores

  • Luciene Carneiro da S. O. Timoteo Must University, Estados Unidos
  • Camila Sabino de Araujo Must University, Estados Unidos
  • Camilo Eduardo do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Elzo Brito dos Santos Filho Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.299

Resumo

Assistindo cenas de um mundo extremamente inovador em termos de tecnologias digitas, os jogos, as brincadeiras, o uso do material reciclável junto com a confecção do artesanato, entre outras ferramentas, colaboram e muito na escala de aprendizagem. Integração e a taxonomia, também identificada com um caminho para organização, classificação ou até mesmo estruturação de planejamento tem construído pontes em realidades outrora limitadas. Com objetivo de qualificar o comportamento do aluno no procedimento de ensino e aprendizagem, a Taxonomia de Bloom, desenvolvida por volta dos anos 50, a partir de pesquisas de equipes multidisciplinar lideradas por Benjamim Bloom, em diversas universidades Americanas, foi classificada em três esferas: Cognitiva, psicomotora e emocionais. Segue-se, diante de momento desafiador, no qual tem sido custoso competir com toda a volatilidade de informação, porém enxerga-se uma geração que se lança na busca do conteúdo e melhor ainda, protagoniza o próprio conhecimento e crescimento. A presente pesquisa vem expor os atrelamentos existentes entre integração, taxonomia e implementação tecnológica, permeando o momento que essas práticas se encontram. Inclusive, como ensaio, este trabalho apresentará uma vivência em uma Instituição privada de ensino, no qual dentro do calendário escolar, o currículo oferece o evento nomeado “Sherlock Holmes” que é uma atividade de caça ao tesouro, desenvolvida em equipe, durante o período da noite e como foco multidisciplinar, no qual oferece oportunidade para os estudantes apresentarem suas técnicas, fazendo uso de conhecimento geral e de tecnologias, perseguindo a premiação final. Para esse projeto, pesquisou-se, a partir de literatura, os julgamentos e toda a vinculação que sinalizam a compreensão de quando e como essas práticas se conectam.

Biografia do Autor

Luciene Carneiro da S. O. Timoteo, Must University, Estados Unidos

Secretariado Executivo Bilíngue. Letras Português Literatura. Pós Graduação em Educação e Família. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Camila Sabino de Araujo, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Fisioterapia; Licenciatura em Biologia, em Pedagogia e em Artes Visuais; Especialização em Fisiologia do Exercício, em Filosofia e em Arte-Educação; Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (Must University). 

Camilo Eduardo do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Graduado em ciência da computação; Especialização em desenvolvimento Web; Mestrando em Tecnologia Emergentes em Educação pela Must University. 

Elzo Brito dos Santos Filho, Must University, Estados Unidos

Graduado em ciência da computação; Especialização em desenvolvimento Web; Mestrando em Tecnologia Emergentes em Educação pela Must University. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Graduando em Engenharia de Produção. Graduando em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Flórida.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Timoteo, L. C. da S. O. ., Araujo, C. S. de ., Nascimento, C. E. do ., Santos Filho, E. B. dos ., & Santos, S. M. A. V. . (2023). INTEGRAÇÃO, TAXONOMIA E IMPLEMENTAÇÃO TECNOLÓGICA: QUANDO E COMO ESSAS PRÁTICAS SE CONECTAM . Revista Amor Mundi, 4(7), 95–103. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.299

Edição

Seção

Artigos