DESAFIOS ÉTICOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO DIGITAL E CIDADANIA

Autores

  • Germano Fonseca Praxedes Must University, Estados Unidos
  • Claudia Kreuzberg da Silva Must University, Estados Unidos
  • Pedro Soares Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Sidnéia da Silva Must University, Estados Unidos
  • Vera Liz Silverio dos Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.298

Resumo

Neste artigo, abordamos a interseção entre educação, tecnologia e cidadania no século XXI. Nosso objetivo foi examinar como as tecnologias digitais impactam a formação dos alunos e sua participação na sociedade, bem como identificar desafios éticos relacionados a essa integração. No entanto, junto com os benefícios, surgem desafios e riscos relacionados ao uso inadequado das tecnologias. O tema central abordado foi a transformação da educação pela tecnologia, destacando oportunidades e desafios que surgem nesse contexto. Utilizamos uma metodologia de análise de textos acadêmicos e fontes diversas para compreender a relação entre educação, tecnologia e cidadania afim de embasar nossas conclusões. Conclui-se que as tecnologias digitais desempenham um papel significativo na educação, oferecendo aprendizado personalizado e desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. No entanto, também foram identificados desafios, como questões de privacidade, acesso desigual à tecnologia e disseminação de informações falsas, que requerem uma abordagem ética e crítica. Além disso, as tecnologias estão redefinindo a cidadania, permitindo maior participação em questões públicas, mas também trazendo preocupações com a autenticidade das informações e o discurso de ódio. a interseção entre educação, tecnologia e cidadania é complexa e dinâmica. É um campo em constante evolução que requer um compromisso contínuo com a ética e a responsabilidade. À medida que avançamos na era digital, é essencial enfrentar esses desafios e aproveitar as oportunidades para promover uma educação de qualidade e uma cidadania informada e engajada.

Biografia do Autor

Germano Fonseca Praxedes, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Química. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Claudia Kreuzberg da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduação Pedagogia - Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Especialização em Gestão e Educação Ambiental; Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais; Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação ambas realizadas pela UNIASSELVI. Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação - MUST University - EUA. Doutoranda em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - Paraguai. 

Pedro Soares Magalhães, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Pedagogia e Letras (FAEX); Especialista em Gestão Escolar (FAVENI) e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FUNIP); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University). 

Sidnéia da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Graduada em Educação Física pela Faculdade Ibra de Brasília (FABRAS). Pós Graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Pós Graduada em supervisão, orientação e gestão escolar pela Faculdade Santo André, (FASA). Pós Graduada em Língua Portuguesa e Artes pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, UNIJIPA, Pós Graduada em Linguística e Literatura pela Faculdade de ciências humanas e exatas de Rondônia, (FARO). Mestre em Tecnologias Emergentes pela Must University. 

Vera Liz Silverio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UCB - Universidade Castelo Branco, Licenciatura em Filosofia pela FAERPI- Faculdade Entre Rios do Piauí, Licenciatura em Sociologia pela UNAR - Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” Pós Graduada em Educação Inclusiva com Ênfase em Avaliação Diagnóstica pela FACEL (Faculdade de Administração, Ciencias, Educação e Letras), Pós Graduada em Direitos Humanos pela Faculdade São Luís, Pós Graduada Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia.Mestrando em Tecnologias Emergentes pela Must University.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Praxedes, G. F. ., Silva, C. K. da ., Magalhães, P. S. ., Silva, S. da ., & Santos, V. L. S. dos . (2023). DESAFIOS ÉTICOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO DIGITAL E CIDADANIA. Revista Amor Mundi, 4(7), 87–94. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.298

Edição

Seção

Artigos