A GERAÇÃO DOS SCREENAGER E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva Must University, Estados Unidos
  • Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich Must University, Estados Unidos
  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Renata Carvalho Durães Pena Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.295

Resumo

A tecnologia vem, ao longo dos anos, firmando cada vez mais o seu espaço na sociedade contemporânea e trazendo inúmeras inovações que estão transformando a vida das pessoas nos diversos setores. Desse modo, crianças e adolescentes vão deixando de lado as relações e as atividades de cunho tradicional para mergulharem no mundo digital, com seus mecanismos tecnológicos de última geração, que proporcionam entretenimento e rapidez no que tange ao acesso à informação e à comunicação. Nesse contexto, os adolescentes passaram a viver de uma maneira distinta daquela vivida no passado, ou seja, preferindo realizar suas tarefas sempre na modalidade online, mediante o uso de mecanismos tecnológicos conectados à internet, como é o caso do computador, do tablet, e dos smartphones, que permitem a leitura e a interação com o outro em qualquer lugar do universo e, assim, são denominados na atualidade de “Screenagers”, uma terminologia utilizada para identificar os adolescentes que preferem realizar suas atividades por meio da tecnologia. Assim sendo, este estudo tem como objetivo trazer, com a contribuição de material colhido por meio de uma pesquisa bibliográfica, uma explanação acerca da nova geração denominada de “Screenagers” e o modo como a Educação deve ser desenhada para que eles possam desenvolver suas habilidades e competências, sem perder a motivação, uma vez que as escolas ainda não estão preparadas adequadamente para atender essa demanda, e por isso, precisam criar oportunidades de ensino-aprendizagem e estratégias que estejam alinhadas à realidade dessa nova geração.

Biografia do Autor

Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras e História pela Faculdade de Formação de Professores da Mata SulPalmares-PE. Especializações: Literatura brasileira e História do Brasil pela Faculdade de
Formação de Professores da Mata Sul- Palmares-PE. Mestranda em Tecnologias Emergentes
em Educação pela MUST University - Flórida.

Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e Atendimento Educacional
Especializado. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especializações:
Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e
Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Renata Carvalho Durães Pena, Must University, Estados Unidos

Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Triângulo (UNITRI) e Graduada
em Letra Inglês e Português pela Universidade Campos Elíseos (UNIFIEO). Especializações:
Jornalismo Científico pela Universidade de São Paulo (USP) e Jornalismo Internacional
pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestranda em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University- Flórida. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia.
Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo IFES. Especialização
em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar:
Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física.
Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e
Adultos. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Flórida.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Silva, T. P. A. da ., Stekich, C. D. L. do N. ., Ribeiro, H. M. ., Pena, R. C. D. ., & Santos, S. M. A. V. . (2023). A GERAÇÃO DOS SCREENAGER E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Amor Mundi, 4(7), 63–69. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.295

Edição

Seção

Artigos