A GERAÇÃO DOS SCREENAGER E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.295Resumo
A tecnologia vem, ao longo dos anos, firmando cada vez mais o seu espaço na sociedade contemporânea e trazendo inúmeras inovações que estão transformando a vida das pessoas nos diversos setores. Desse modo, crianças e adolescentes vão deixando de lado as relações e as atividades de cunho tradicional para mergulharem no mundo digital, com seus mecanismos tecnológicos de última geração, que proporcionam entretenimento e rapidez no que tange ao acesso à informação e à comunicação. Nesse contexto, os adolescentes passaram a viver de uma maneira distinta daquela vivida no passado, ou seja, preferindo realizar suas tarefas sempre na modalidade online, mediante o uso de mecanismos tecnológicos conectados à internet, como é o caso do computador, do tablet, e dos smartphones, que permitem a leitura e a interação com o outro em qualquer lugar do universo e, assim, são denominados na atualidade de “Screenagers”, uma terminologia utilizada para identificar os adolescentes que preferem realizar suas atividades por meio da tecnologia. Assim sendo, este estudo tem como objetivo trazer, com a contribuição de material colhido por meio de uma pesquisa bibliográfica, uma explanação acerca da nova geração denominada de “Screenagers” e o modo como a Educação deve ser desenhada para que eles possam desenvolver suas habilidades e competências, sem perder a motivação, uma vez que as escolas ainda não estão preparadas adequadamente para atender essa demanda, e por isso, precisam criar oportunidades de ensino-aprendizagem e estratégias que estejam alinhadas à realidade dessa nova geração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Cassia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich, Helena Maria Ribeiro, Renata Carvalho Durães Pena, Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.