TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NA SALA DE AULA

POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Autores

  • Laurita Christina Bonfim Santos Must University, Estados Unidos
  • Ana Maria Lemes Coelho Must University, Estados Unidos
  • Andréia Ferreira Nascimento de Paula Must University, Estados Unidos
  • Mariza Batista de Sousa Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Thaysa Aguiar Barbosa Moura Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.294

Resumo

O presente artigo aborda a utilização da tecnologia computacional na educação, discutindo habilidades necessárias e o impacto dessa abordagem no ambiente educacional. São apresentados conceitos como hardware, software e pensamento computacional, visando oferecer uma compreensão clara desses termos. Além disso, são destacados desafios, possibilidades e resultados obtidos por professores e alunos diante da adoção da tecnologia computacional em sala de aula. A implementação efetiva da tecnologia computacional requer que os educadores desenvolvam competências específicas e superem obstáculos como a falta de infraestrutura adequada e a resistência à mudança. No entanto, quando utilizada de maneira adequada, a tecnologia pode aumentar o engajamento dos alunos, oferecer recursos diversos e promover habilidades essenciais, ao mesmo tempo em que reduz as desigualdades de acesso. Através deste artigo, busca-se contextualizar e justificar a relevância do estudo sobre o advento das tecnologias na educação. Além disso, são apresentados os objetivos do estudo e a metodologia de pesquisa adotada, fornecendo um panorama abrangente sobre o tema e contribuindo para o avanço do conhecimento nessa área de estudo em constante transformação. A introdução da tecnologia computacional nas salas de aula tem o potencial de transformar o processo de ensino e aprendizagem. Logo, os educadores precisam compreender os conceitos e termos relacionados à tecnologia e estar dispostos a explorar seu potencial em sala de aula. Portanto, o presente estudo pretende contribuir para esse entendimento, fornecendo insights sobre as implicações e benefícios dessa abordagem, incentivando a adoção consciente e efetiva da tecnologia computacional na educação.

Biografia do Autor

Laurita Christina Bonfim Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração (UFAL). Licenciatura em Letras Português/Inglês (Facese).
Pós-graduada em Tecnologia da Informação (Facuminas). Pós-graduada em Business
Intelligence (Facuminas). Pós-graduada em Educação Digital (UNEB). Pós-graduanda em
Educação a Distância (Unimontes). Pós-Graduanda em Educação Profissional e Tecnológica
(DocentEPT/IFES). Mestranda em Master of Science in Emergent Technologies in Education
(Must University). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8832-1682. Lattes: https://lattes.
cnpq.br/1994123477233997.

Ana Maria Lemes Coelho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia - PUC-Goiás. Pós-graduada em Informática Educativa - PUC-Goiás.
Pós-graduada em Formação do Grupo de Multiplicadores da Cultura Gerencial-FGV. Pósgraduada em Métodos e Técnicas de Ensino - Universo. Pós-graduada em Educação Especial
na Perspectiva do AEE – ICG. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada para
Transtorno Espectro do Autismo. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela
Must University.

Andréia Ferreira Nascimento de Paula, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás. Pós-graduação em Formação
de Professores - Área de Concentração: Gestão Educacional - Pontifícia Universidade Católica
de Goiás. Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Faculdade Delta - Goiás.
Mestranda em Master of Science in Emergent Technologies in Education (Must University).

Mariza Batista de Sousa Ferreira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UNIVAR - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia e em
Artes Visuais pela UFG - Universidade Federal de Goiás. Pós-graduada em Educação
Interdisciplinar, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Thaysa Aguiar Barbosa Moura, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Pós-graduação em Gestão Orientação e Supervisão Escolar.
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Santos, L. C. B. ., Coelho, A. M. L. ., Paula, A. F. N. de ., Ferreira, M. B. de S. ., & Moura, T. A. B. . (2023). TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NA SALA DE AULA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL. Revista Amor Mundi, 4(7), 51–62. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.294

Edição

Seção

Artigos