ANÁLISE REFLEXIVA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Amneris Ribeiro Caciatori Must University, Estados Unidos
  • Alexandre Paiva Gaspar Must University, Estados Unidos
  • Marcio da Veiga Cabral Must University, Estados Unidos
  • Renata Fermino Ferrari Must University, Estados Unidos
  • Vera Cristina Souza Teracin Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.293

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), uma vez que as avaliações externas proporcionam a análise de dados estatísticos, que sendo bem interpretados, contribuem na correção de deficiências no sistema, intensificando a relação de ensino-aprendizagem com a gestão escolar. A pesquisa de caráter documental, elenca elementos importantes do Saresp, buscando destacar as contribuições dos resultados da avaliação paulista para a promoção de um trabalho pedagógico que procure suprir as deficiências de aprendizagem, destacadas quando da análise à luz da matriz de referência. Portanto, é nítido que a utilização dos resultados dessa avaliação balizará enquanto instrumento desencadeador, melhorias na qualidade do ensino oferecido nas escolas do Estado de São Paulo.

Biografia do Autor

Amneris Ribeiro Caciatori, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University; Graduada em
Fisioterapia - Universidade Cruzeiro do Sul; Licenciada em Fisioterapia - Fatec São Paulo;
Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.

Alexandre Paiva Gaspar, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação - Must University; Especialização em Banco
de Dados - Centro Universitário Claretiano; Especialização em Formação de Orientadores de
Aprendizagem para EaD – PUC; Graduado em Ciência da Computação - UNI PINHAL;
Licenciatura em Informática pela FATEC, Licenciatura em Matemática e graduado em
Pedagogia.

Marcio da Veiga Cabral, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University; Graduado em
Administração de Empresas e Pedagogia; Licenciado em Pedagogia e Matemática;
Especialização em Psicopedagogia.

Renata Fermino Ferrari, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University; Graduada em
Sistema de Informação - Mackenzie; Licenciada em Pedagogia - Faculdade Associada Brasil;
Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - HSM Escola Superior de Administração.

Vera Cristina Souza Teracin, Must University, Estados Unidos

Graduada em Direito - UFPA; Graduada em Comunicação Social com habilitação em
Relações Públicas - UNAMA; Licenciatura Plena - CEETEPS; Especialista em Direito Civil
e Processual Civil - FGV; Especialista em Neuroaprendizagem: Neurociência aplicada a
Educação - FATECE.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Caciatori, A. R. ., Gaspar, A. P. ., Cabral, M. da V. ., Ferrari, R. F. ., & Teracin, V. C. S. . (2023). ANÁLISE REFLEXIVA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Amor Mundi, 4(7), 43–49. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.293

Edição

Seção

Artigos