TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO

ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM OS RISCOS DAS PRÁTICAS DIGITAIS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Domingos Sávio dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Ayrla Morganna Rodrigues Barros Must University, Estados Unidos
  • Daiana Cristina Parreira Must University, Estados Unidos
  • Janmes Wilker Mendes Costa Must University, Estados Unidos
  • Raimundo Sampaio Sales Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.290

Resumo

Com o avanço tecnológico, as práticas digitais têm trazido inúmeros benefícios, mas também desafios complexos para a sociedade. A privacidade e segurança online exigem conscientização sobre práticas seguras e proteção contra ameaças cibernéticas. A desinformação e fake news requerem a promoção da literacia digital para combater a propagação de notícias falsas. A dependência digital e o vício em tecnologia alertam para a necessidade de equilibrar o uso da tecnologia e incentivar atividades offline para preservar a saúde física e mental. A inclusão digital, por sua vez, exige políticas públicas e educação para garantir que todos tenham acesso igualitário às práticas digitais. Além disso, a conscientização sobre a importância da privacidade e segurança online é essencial, criando políticas internas claras e estabelecendo parcerias com especialistas em segurança digital para um ambiente digital seguro. A prevenção do cyberbullying passa pela educação e conscientização, promovendo debates e atividades educativas, comunicação aberta e monitoramento dos pais para garantir um ambiente seguro e saudável nas instituições escolares. Enfrentar os desafios das práticas digitais requer abordagens integradas, visando criar uma cultura de segurança e responsabilidade, e promover um ambiente online que valorize a empatia, o respeito e o cuidado com o próximo.

Biografia do Autor

Domingos Sávio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Universidade de Uberaba (Uniube). Licenciado em
Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Gestão
Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrando em Tecnologias Emergentes
em Educação pela Must University. 

Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão
Escolar pela Universidade Cândido Mendes ( UCAM). Mestranda em Tecnologias Emergentes
em Educação pela Must University.

Daiana Cristina Parreira, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena. Especialização em Metodologia do Ensino e da
Pesquisa com Habilitação em Educação Inclusiva. Especialização em Linguagem, Tecnologia
e Ensino. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Janmes Wilker Mendes Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Metodologias
Ativas pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Mestrando em Tecnologias
Emergentes em Educação pela Must University.

Raimundo Sampaio Sales, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras e Artes pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista
em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Santos, D. S. dos ., Barros, A. M. R. ., Parreira, D. C. ., Costa, J. W. M. ., & Sales, R. S. . (2023). TECNOLOGIAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM OS RISCOS DAS PRÁTICAS DIGITAIS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Amor Mundi, 4(7), 11–22. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i7.290

Edição

Seção

Artigos