TAXONOMIA DE BLOOM: UMA REVISÃO LITERÁRIA DAS ADAPTAÇÕES E DOS INSTRUMENTOS PARA DEFINIR OBJETIVOS INSTRUCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i12.262Resumo
Taxonomia de Bloom é uma das inúmeras ferramentas que dão alicerce ao planejamento acadêmico, assim como, a estruturação, a organização, a definição dos objetivos instrucionais e a seleção dos instrumentos de avaliação didático-pedagógico. Este artigo objetivou-se em apresentar a Taxonomia de Bloom e como ela funciona no decorrer dos últimos anos, além de, ilustrar como esse sistema pode ser utilizado no contexto pedagógico. Utilizando-se da revisão de literatura como instrumento para identificar e enunciar os objetivos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, no qual, no contexto deste artigo incluem a aquisição do conhecimento, das competências e de suas atitudes. Observou-se que a Taxonomia de Bloom facilita a compreensão do planejamento no ensino e seus processos de aprendizagem, e embora que seja uma ferramenta útil para os diversos níveis de ensino, poucos educadores a utilizam por não conhecerem a maneira correta de aplicá-la. Concluindo que essa ferramenta é essencial e precisa ser construída de forma concisa, com objetivos claros (gerais e específicos), além de, possuírem uma definição de conteúdo, seleção de estratégias e ferramentas de avaliação bem elaboradas, isto é, o que é aprendido e ensinado pelos docentes se encaixe de alguma forma pela reflexão da pirâmide de Bloom.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriel Bezerra Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.