TAXONOMIA DE BLOOM: UMA REVISÃO LITERÁRIA DAS ADAPTAÇÕES E DOS INSTRUMENTOS PARA DEFINIR OBJETIVOS INSTRUCIONAIS

Autores

  • Gabriel Bezerra Silva Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i12.262

Resumo

Taxonomia de Bloom é uma das inúmeras ferramentas que dão alicerce ao planejamento acadêmico, assim como, a estruturação, a organização, a definição dos objetivos instrucionais e a seleção dos instrumentos de avaliação didático-pedagógico. Este artigo objetivou-se em apresentar a Taxonomia de Bloom e como ela funciona no decorrer dos últimos anos, além de, ilustrar como esse sistema pode ser utilizado no contexto pedagógico. Utilizando-se da revisão de literatura como instrumento para identificar e enunciar os objetivos relacionados ao desenvolvimento cognitivo, no qual, no contexto deste artigo incluem a aquisição do conhecimento, das competências e de suas atitudes. Observou-se que a Taxonomia de Bloom facilita a compreensão do planejamento no ensino e seus processos de aprendizagem, e embora que seja uma ferramenta útil para os diversos níveis de ensino, poucos educadores a utilizam por não conhecerem a maneira correta de aplicá-la. Concluindo que essa ferramenta é essencial e precisa ser construída de forma concisa, com objetivos claros (gerais e específicos), além de, possuírem uma definição de conteúdo, seleção de estratégias e ferramentas de avaliação bem elaboradas, isto é, o que é aprendido e ensinado pelos docentes se encaixe de alguma forma pela reflexão da pirâmide de Bloom.

Biografia do Autor

Gabriel Bezerra Silva, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Possui Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Espanhol e suas respectivas Literaturas pelo Instituto Superior de Educação de Pesqueira (ISEP), Licenciatura em Letras com habilitação em Inglês pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE), Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário ETEP, Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Integrada de Brasília (FABRAS), Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário ETEP, Licenciatura em Ciências Sociais (ETEP). Atualmente é analista em gestão educacional na Escola de Referência em Ensino Médio Corsina Braga e professor dos anos iniciais do ensino fundamental na escola municipal Professora Maria Simões Beltrão de Melo. 

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Silva, G. B. . (2023). TAXONOMIA DE BLOOM: UMA REVISÃO LITERÁRIA DAS ADAPTAÇÕES E DOS INSTRUMENTOS PARA DEFINIR OBJETIVOS INSTRUCIONAIS . Revista Amor Mundi, 4(12), 3–13. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i12.262

Edição

Seção

Artigos