UMA REVISÃO LITERÁRIA DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA INCLUSÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Lindalva Mendonça de Figueirôa Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.221

Resumo

A evolução tecnológica, especificamente, a Inteligência Artificial (IA) tem colaborado expressivamente para mudanças em quase todas as dimensões da nossa sociedade, principalmente, no nicho educacional e, consequentemente, no ensino a distância. E, tais evoluções exigem transformações significativas, especialmente no processo de ensino-aprendizagem entre professor e aluno, de forma a minimizar as desvantagens e os desafios da tutoria virtual oriunda de um docente e/ou de uma IA. Desta forma, este artigo tem como objetivo compreender as vantagens, desvantagens e os novos desafios da educação a distância (EaD) ministrados pela Inteligência Artificial (IA), bem como as razões e causas para sua operacionalidade. A metodologia utilizada foi baseada no método dedutivo, resultante do processo da pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática. Como resultado, observou-se que a literatura especializada tem destacado a enorme vantagem do uso de IA no EaD, devido aos enormes benefícios para os intervenientes direitos do processo de ensino-aprendizagem a qualquer hora do dia, ou seja, amparo educacional da instituição, dos tutores para os alunos, sem restrição. No entanto, conclui-se que o uso desse sistema ainda necessite de adaptações para se adequar aos diferentes tipos de estudantes e suas necessidades educacionais, além da execução eficaz no processo de incorporação da IA em ambientes virtuais, bem como, a consolidação da relevância no processo de inovação das relações de ensino-aprendizagem com IAs.

Biografia do Autor

Lindalva Mendonça de Figueirôa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras. Especialista em Ensino da Língua Portuguesa. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

2023-08-18

Como Citar

Figueirôa, L. M. de . (2023). UMA REVISÃO LITERÁRIA DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA INCLUSÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO ENSINO A DISTÂNCIA. Revista Amor Mundi, 4(4), 81–89. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.221