UMA REVISÃO LITERÁRIA DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA INCLUSÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO ENSINO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.221Resumo
A evolução tecnológica, especificamente, a Inteligência Artificial (IA) tem colaborado expressivamente para mudanças em quase todas as dimensões da nossa sociedade, principalmente, no nicho educacional e, consequentemente, no ensino a distância. E, tais evoluções exigem transformações significativas, especialmente no processo de ensino-aprendizagem entre professor e aluno, de forma a minimizar as desvantagens e os desafios da tutoria virtual oriunda de um docente e/ou de uma IA. Desta forma, este artigo tem como objetivo compreender as vantagens, desvantagens e os novos desafios da educação a distância (EaD) ministrados pela Inteligência Artificial (IA), bem como as razões e causas para sua operacionalidade. A metodologia utilizada foi baseada no método dedutivo, resultante do processo da pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática. Como resultado, observou-se que a literatura especializada tem destacado a enorme vantagem do uso de IA no EaD, devido aos enormes benefícios para os intervenientes direitos do processo de ensino-aprendizagem a qualquer hora do dia, ou seja, amparo educacional da instituição, dos tutores para os alunos, sem restrição. No entanto, conclui-se que o uso desse sistema ainda necessite de adaptações para se adequar aos diferentes tipos de estudantes e suas necessidades educacionais, além da execução eficaz no processo de incorporação da IA em ambientes virtuais, bem como, a consolidação da relevância no processo de inovação das relações de ensino-aprendizagem com IAs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lindalva Mendonça de Figueirôa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.