O CURRÍCULO, AS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Clair de Andrade Must University, Estados Unidos
  • Adriana Persin de Araújo Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • José Leônidas Alves do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.220

Resumo

Este trabalho tem como objetivo pesquisar através de revisão bibliográfica de tal forma que possa ter embasamento teórico para elencar e pontuar os principais pontos sobre a importância do uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC) na construção do currículo, do web currículo e suas influências no processo de ensino aprendizagem do ensino presencial e a distância. Desse modo teremos ferramentas para refletir sobre como essas tecnologias auxiliam para que a educação esteja cada vez mais atualizada e inclusiva, em busca de melhor preparar os indivíduos como seres pensantes e reflexivos, obtendo maior qualidade no ensino e maior inclusão no ensino regular e na sociedade. Contudo nesse processo de transformação, o corpo discente junto com toda unidade escolar precisa se manter em constante formação para ter meios de fazer um currículo e consequentemente o web currículo de forma que alcance todos os níveis de educação presencial e a distância. O professor precisa se transformar para que possam junto com as tecnologias ser um mediador do conhecimento, fomentando uma forma mais atrativa e inclusiva de ensinar, onde as tecnologias possam auxiliar cada vez mais impulsionando a criatividade e a aprendizagem, sendo um recurso a mais nesse processo de aprendizagem e não uma forma substitutiva de ensino.

Biografia do Autor

Clair de Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar e Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental-Ênfase em Educação Especial pela Faculdade Don Bosco. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Adriana Persin de Araújo, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco; Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora pela Faculdade São Luís; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (Unijorge) Universidade Jorge Amado_ Salvador BA; Licenciada em Pedagogia (UNINTER) Centro Universitário Internacional; Tecnológica em Recursos Humanos (Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Psicopedagoga Clínica e Institucional (Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Wpos) Unyleya. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (UNINTER); Pós-graduada emTecnologias Educacionais (Anhanguera); Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação _ Must University.

José Leônidas Alves do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Graduado em Ciências Náuticas pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, Graduado em Segurança Pública Municipal pela Faculdade de Direito de Santa Maria, Especialização em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em Novas Tecnologias na Educação pela Escola Superior Aberta do Brasil, Especialização em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Focus, Especialização em Formação Docente em Educação a Distância pela Escola Superior Aberta do Brasil, Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Faculdade Herrero e Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Andrade, C. de ., Araújo, A. P. de ., Almeida, A. P. de ., Nascimento, J. L. A. do ., & Narciso, R. . (2023). O CURRÍCULO, AS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Amor Mundi, 4(4), 73–79. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.220