ANÁLISE EDUCATIVA PELO SISTEMA SWOT

RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO DA DIREÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Geanine Ribeiro Faria Sales Must University, Estados Unidos
  • Augusto Cezar Sepulveda Must University, Estados Unidos
  • Jones Pereira de Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Sueli Gonçalves de Souza Andrade Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.219

Resumo

Este material baseia-se em uma análise educativa utilizada pela Direção de uma instituição de ensino que aplicou o sistema SWOT para a realização de um relatório para diagnosticar como a referida Direção, recém tomada posse, poderia melhorar os fatores a serem pontuados por todos os funcionários, incluindo professores e alunos. Um questionário foi construído baseado nas observações de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que permeavam a instituição. O desafio foi construir um material acessível a todos os participantes e, após esta etapa, definir os processos mais importantes para dar início às respectivas mudanças. Como resultado, após a elaboração das respostas e compilação dos dados, foram apresentadas propostas e recomendações observadas por todos e aprovadas, rejeitadas ou deixadas para uma próxima instância, pois não seria possível desenvolver e solucionar todos os processos apresentados. Para isso, três perguntas consideradas essenciais foram criadas de forma que a resposta era subjetiva, calcada nos temas como pontos fortes, problemas e propostas apresentadas pelos participantes. O resultado foi uma síntese bem elaborada do sistema SWOT e a Direção pôde começar os seus trabalhos e melhorar os aspectos fundamentais e considerados mais urgentes pelos agentes envolvidos.

Biografia do Autor

Geanine Ribeiro Faria Sales, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Pedagogia (Faculdade Unificadas de Iuna-Doctum) e 2° Licenciatura em Educação Especial (faculdade FAVENI), especialista em Educação Especial e Ensino Religioso (FAVENI), mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University). 

Augusto Cezar Sepulveda, Must University, Estados Unidos

Graduado em Direito pela FDCI e em Letras – Inglês pela Estácio de Sá. Pós-graduado em Ensino da Língua Inglesa pela Estácio de Sá. Especialização em Ensino da Língua Inglesa e suas Tecnologias pelo Bridge Institute. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jones Pereira de Oliveira, Must University, Estados Unidos

Graduado em: - Letras Inglês, - Pedagogia; Pós-Graduado em: - Literatura, cultura e Arte, - Educação Especial e Libras, - Educação Inclusiva/ Libras, - Libras / Língua Portuguesa. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Especialização em Supervisão Escolar. Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Sueli Gonçalves de Souza Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia e 2° Licenciatura em Educação Especial. Pós-graduada em Gestão Escolar, Educação Infantil e séries Iniciais e Educação Especial Inclusiva. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Sales, G. R. F. ., Sepulveda, A. C. ., Oliveira, J. P. de ., Meroto, M. B. das N. ., & Andrade, S. G. de S. . (2023). ANÁLISE EDUCATIVA PELO SISTEMA SWOT: RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO DA DIREÇÃO ESCOLAR. Revista Amor Mundi, 4(4), 67–72. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.219