ANÁLISE EDUCATIVA PELO SISTEMA SWOT
RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO DA DIREÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.219Resumo
Este material baseia-se em uma análise educativa utilizada pela Direção de uma instituição de ensino que aplicou o sistema SWOT para a realização de um relatório para diagnosticar como a referida Direção, recém tomada posse, poderia melhorar os fatores a serem pontuados por todos os funcionários, incluindo professores e alunos. Um questionário foi construído baseado nas observações de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que permeavam a instituição. O desafio foi construir um material acessível a todos os participantes e, após esta etapa, definir os processos mais importantes para dar início às respectivas mudanças. Como resultado, após a elaboração das respostas e compilação dos dados, foram apresentadas propostas e recomendações observadas por todos e aprovadas, rejeitadas ou deixadas para uma próxima instância, pois não seria possível desenvolver e solucionar todos os processos apresentados. Para isso, três perguntas consideradas essenciais foram criadas de forma que a resposta era subjetiva, calcada nos temas como pontos fortes, problemas e propostas apresentadas pelos participantes. O resultado foi uma síntese bem elaborada do sistema SWOT e a Direção pôde começar os seus trabalhos e melhorar os aspectos fundamentais e considerados mais urgentes pelos agentes envolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Geanine Ribeiro Faria Sales, Augusto Cezar Sepulveda, Jones Pereira de Oliveira, Monique Bolonha das Neves Meroto, Sueli Gonçalves de Souza Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.