INTEGRAÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM A TAXONOMIA DE BLOOM

PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Autores

  • Valéria Teixeira Modesto Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Graciele Dias Must University, Estados Unidos
  • Jaqueline Edy de Andrade Must University, Estados Unidos
  • Sheila Costa Silva Pareschi Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.218

Resumo

A educação colaborativa e tecnologia integrada com a taxonomia de Bloom, promove para as equipes e o docente parâmetros assertivos refletidos no trabalho colaborativo dos alunos quando direcionados para uma Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O objetivo deste trabalho é estimular o uso de ferramentas digitais colaborativas e propor soluções inovadoras a um desafio para a realização de projetos, respeitando o trabalho em equipe considerando os objetivos em comum dos envolvidos. A aprendizagem colaborativa e tecnologia torna o processo de produção dinâmico e contribui para o alcance dos objetivos esperados, além de, fornecer dados para lista de critérios de avaliação. A implementação de tecnologias digitais numa prática colaborativa em projetos, permite ao docente e discentes refletirem se os critérios do aprendizado foram alcançados e em que nível se encontram conforme o grau de aprendizado e objetivos a serem alcançados do nível mais simples aos mais complexos. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico abordado na disciplina Educação Colaborativa e Tecnologia e de autores sobre taxonomia de Bloom, escolhidos de acordo com as discussões e assuntos requeridos para a construção do conhecimento. Conclui-se que este trabalho exibe assuntos importantes sobre aprendizagem colaborativa e tecnologia aplicadas em projetos.

Biografia do Autor

Valéria Teixeira Modesto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Latino-Americana de Educação. Especialista em Docência para Educação Profissional Senac. Especialista em Gestão Escolar USP/ESALQ. Especialista em Psicologia Institucional FERA. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (UNIJORGE) Universidade Jorge Amado_ Salvador BA; Licenciada em Pedagogia (UNINTER) Centro Universitário Internacional.; Tecnológica em Recursos Humanos (Estácio de Sá) Ribeirão Preto. Psicopedagoga Clínica e Institucional (Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Wpos) Unyleya. Metodologia do Ensino Superior (UNINTER); Tecnologias Educacionais (Anhanguera); Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação _ Must University.

Graciele Dias, Must University, Estados Unidos

Pós-Graduação em Gestão Escolar, com área de conhecimento em Educação, pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina); Especialização em Práticas interdisciplinares em Educação Infantil, Séries dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental e Médio, pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco; Licenciatura em Pedagogia, pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University; Professora de Educação Infantil na rede Municipal de Biguaçu em Santa Catarina.

Jaqueline Edy de Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí, pós-graduada em Educação Infantil, Séries Iniciais e Ensino Médio pela Facvest, Progestão pela Secretaria de Estado da Educação, Ciências e Tecnologia, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Professora de Educação Infantil efetiva na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.

Sheila Costa Silva Pareschi, Must University, Estados Unidos

Graduação em Letras com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa pelas Faculdades Integradas Simonsen. Especialização em Docência Superior pela Universidade Cândido Mendes. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Psicopedagoga.

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Modesto, V. T. ., Almeida, A. P. de ., Dias, G. ., Andrade, J. E. de ., & Pareschi, . S. C. S. . (2023). INTEGRAÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM A TAXONOMIA DE BLOOM: PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS. Revista Amor Mundi, 4(4), 59–65. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.218