TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Hayra conceição Gonçalves Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.216

Resumo

A tecnologia se faz presente em quase todos os momentos da vida moderna atual. Essas transformações tecnológicas transformaram o mundo atual, e conseguintemente influencia na práxis educacional que conhecemos hoje. Assim como o contexto em sua volta, a escola sofre mudanças diárias, mudanças essas que são influenciadas pelo meio e pelos atores que estão inseridos ali. Essas mudanças estabilizam uma pressão pelo uso das TICs em meio educacional, mas estaria o professor da escola de hoje pronto para desenvolver essa tecnologia com os seus alunos? Muitos professores se dizem incapazes de desenvolver aulas usando recursos tecnológicos, e muitos não produzem interesse de aprender a fazê-lo. De qualquer forma, a mudança está latente e é preciso que esses acompanhem o crescimento, até por que os alunos são os que mais se desenvolvem com base na tecnologia. O presente trabalho busca discutir como o professor pode introduzir as TICs em seu planejamento, como essas novas ferramentas podem auxiliar na aprendizagem, como conciliar o tradicional com o novo, e como utilizar as TICs como ferramentas de trabalho e aprendizagem, e não apenas como passatempo. Utiliza-se metodologia de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de apresentação do uso da tecnologia como ferramenta de auxílio, apresentando formas de como usá-la, e possíveis resultados obtidos ao utilizar as novas tecnologias de aprendizagem a favor do processo de ensino.

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Graduação em Administração pela Faculdade São Geraldo; Licenciatura em Matemática pela “Uniube” Universidade Uberaba; Licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”; Graduando em Engenharia de Produção, pela “Uniube” Universidade Uberaba. Graduando em Letras pelo “IFES” - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo “IFES” Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pela “UNAR” Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física, pela “UNAR” Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pelo “CESV” Centro de Ensino Superior de Vitória ; Especialização em Educação Especial e Inclusiva, pelo “CESV” Centro de Ensino Superior de Vitória; Especialização em Educação de Jovens e Adultos, pela “FV” Faculdade de Vitória. Atualmente é Professora de Educação Profissional Tecnológica da “Secti” Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. Mestrando em Tecnologias Emergentes pela Must University – Flórida.

Hayra conceição Gonçalves, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela “Uniube” Universidade Uberaba; Licenciatura em Artes Visuais pela” Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson; Especialização em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Claúdio; Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Mario Schenberg; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Viana; Especialização em Arte na Educação pela Faculdade Dominius – FAD; Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Dominius – FAD; Mestrando em Ciência da Religião pela FUV Faculdade Unida de Vitória. 

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Santos, S. M. A. V. ., & Gonçalves, H. conceição . (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Revista Amor Mundi, 4(4), 49–57. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.216