EXPLORANDO O POTENCIAL DO CIBERESPAÇO NA SALA DE AULA

METODOLOGIAS ADAPTADAS À GERAÇÃO SCREENAGER

Autores

  • Maria Auxiliadora Alves de Moura Must University, Estados Unidos
  • Ângela Ap. de A. Polizello Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • José Adilson da Silva Must University, Estados Unidos
  • Nailton Sousa Saraiva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.215

Resumo

A geração atual de estudantes, conhecida como Screenagers, nasce imersa no universo cibernético, passando a maior parte do tempo conectada aos computadores e à internet. Esses jovens possuem uma dinâmica distinta da geração anterior, encontrando-se imersos em um movimento acelerado de mudanças constantes proporcionadas pelo ciberespaço. Por isso, podem enfrentar dificuldades para se engajar nas atividades do ensino tradicional ainda utilizadas nas escolas. Com o objetivo de abordar essa realidade, este trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica para compreender o ciberespaço, ambiente ao qual esses jovens estão habituados, e propor novas metodologias de ensino que os contemplem e os atraiam para o ambiente escolar. Nesse contexto, conclui-se que o estudo do ciberespaço pode ser uma ferramenta importante na criação de atividades que envolvam os alunos da geração Screenager, ajudando-os a compreender cada vez mais a escola como um espaço versátil e interessante, onde suas habilidades são constantemente desenvolvidas para alcançarem seus sonhos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Alves de Moura, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO; Graduada em Biologia pelo Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação- Must Universit. 

Ângela Ap. de A. Polizello, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela PUC-Campinas; Graduada em Letras pela FALC- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba; Pós Graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade Dom Alberto; Pós Graduada pela FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba em Alfabetização e Letramento; Pós Graduada pela FALC- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba em Psicopedagogia Institucional; Pós Graduada pela FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba em Educação Infantil; Pós Graduada pela Faculdade Dom Alberto em AEE- Atendimento Educacional Especializado e a Psicomotricidade. Pós-Graduada pela Faculdade Dom Alberto em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT.

José Adilson da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Graduado em Artes, pela Universidade Leonardo da Vinci. Graduado em Letras pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Possui Pós-Graduação em Educação Inclusiva, Especial e Políticas Públicas, pela Universidade Cândido Mendes. Pós-Graduação em Gestão Escolar Integradas e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Cândido Mendes Pós-Graduado em Formação Docente Para a EaD, pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. É Professor Pedagogo e coordenador de Programas  (SEMEC / Tijucas do Sul/PR), É Orientador Educacional (UNINTER).   Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação - Must Univesity.

Nailton Sousa Saraiva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Enfermagem (UNISULMA, 2013), Licenciado em Pedagogia (UNINTER, 2012) e em Letras (UNINTER, 2016). Fez MBA em Gestão Escolar na Universidade de São Paulo (Pecege/ESALQ/USP, 2018). Possui pós-graduação lato sensu em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (UNINTER, 2016), Pneumologia Sanitária (FIOCRUZ, 2014), Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (FASAMAR, 2014), Orientação Educacional (FACIBRA, 2014), Educação Especial e Inclusiva (FASAMAR, 2014). É professor de Língua Portuguesa (SEDUC/MA), Coordenador Pedagógico (SEMED de Vila Nova dos Martírios/MA) e cursa Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University).

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Moura, M. A. A. de ., Polizello, Ângela . A. de A. ., Machado, J. C. ., Silva, J. A. da ., & Saraiva, N. S. . (2023). EXPLORANDO O POTENCIAL DO CIBERESPAÇO NA SALA DE AULA: METODOLOGIAS ADAPTADAS À GERAÇÃO SCREENAGER. Revista Amor Mundi, 4(4), 43–47. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.215