OS ALUNOS DA ESCOLA HOJE

COMO ATUAR COM ALUNOS DA GERAÇÃO SCREENAGER

Autores

  • Claudia Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Ângela Ap. de A. Polizello Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.214

Resumo

Resumo: Estamos vivendo em um momento em que a leitura e a informação estão cada vez mais acessíveis e disponíveis devido à democratização proporcionada pela internet e pelas diversas redes sociais. Com um dispositivo nas mãos, podemos facilmente acessar textos, vídeos, podcasts, filmes e documentários sobre uma infinidade de temas, além de nos comunicarmos com pessoas de diferentes lugares. A geração Screenager nasce, cresce e desenvolve sua identidade nesse contexto contemporâneo de informação em massa. No entanto, é contraditório que alunos inseridos na era digital, com acesso fácil à informação, encontrem dificuldades dentro da estrutura escolar e nas atividades propostas lá. Diante dessas questões, o objetivo deste trabalho é compreender as características de personalidade da geração screenager por meio de uma pesquisa bibliográfica, a fim de visualizar os desafios que esses alunos podem enfrentar no ambiente escolar, bem como as dificuldades enfrentadas pelos professores. Foi possível observar que algumas habilidades dos alunos podem dificultar as interações sociais e de aprendizagem dentro da escola, especialmente quando os professores se mantêm inflexíveis aos antigos métodos de ensino. Portanto, é necessário que haja uma maior flexibilidade, principalmente por parte dos docentes, a fim de promover o engajamento dos alunos.

Biografia do Autor

Claudia Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Matemática. Especialização em Educação Matemática. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Ângela Ap. de A. Polizello, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela PUC-Campinas. Graduada em Letras pela FALC- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba. Pós Graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade Dom Alberto. Pós Graduada pela FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba em Alfabetização e Letramento. Pós Graduada pela FALC- Faculdade da Aldeia de Carapicuíba em Psicopedagogia Institucional. Pós Graduada pela FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba em Educação Infantil. Pós Graduada pela Faculdade Dom Alberto em AEE- Atendimento Educacional Especializado e a Psicomotricidade. Pós Graduada pela Faculdade Dom Alberto em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla. Mestranda pela Must University - Flórida. 

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (Uni Jorge) Universidade Jorge Amado_ Salvador BA; Licenciada em Pedagogia (Uninter) Centro Universitário Internacional. Tecnológica em Recursos Humanos (Estácio de Sá) Ribeirão Preto. Psicopedagoga Clínica e Institucional (Estácio de Sá) Ribeirão Preto Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Wpos) Unyleya. Metodologia do Ensino Superior (UNINTER) Tecnologias Educacionais (Anhanguera) Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação Must University.Professora de Português da rede Particular de Ensino.

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Psicopedagogia e Gestão Escolar. Especialização em Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Graduação em Administração pela Faculdade São Geraldo; Licenciatura em Matemática pela “Uniube” Universidade Uberaba; Licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”; Graduando em Engenharia de Produção, pela “Uniube” Universidade Uberaba. Graduando em Letras pelo “IFES” - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo “IFES” Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pela “UNAR” Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física, pela “UNAR” Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pelo “CESV” Centro de Ensino Superior de Vitória ; Especialização em Educação Especial e Inclusiva, pelo “CESV” Centro de Ensino Superior de Vitória; Especialização em Educação de Jovens e Adultos, pela “FV” Faculdade de Vitória. Atualmente é Professora de Educação Profissional Tecnológica da “Secti” Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. Mestrando em Tecnologias Emergentes pela Must University – Flórida. 

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Ribeiro, C. ., Polizello, Ângela . A. de A. ., Almeida, A. P. de ., Meroto, M. B. das N. ., & Santos, S. M. A. V. . (2023). OS ALUNOS DA ESCOLA HOJE: COMO ATUAR COM ALUNOS DA GERAÇÃO SCREENAGER. Revista Amor Mundi, 4(4), 37–41. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.214