TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADAS

DESAFIOS DA SALA DE AULA

Autores

  • Alexandre Paiva Gaspar Must University, Estados Unidos
  • Amneris Ribeiro Caciatori Must University, Estados Unidos
  • Marcio da Veiga Cabral Must University, Estados Unidos
  • Renata Fermino Ferrari Must University, Estados Unidos
  • Vera Cristina Souza Teracin Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.213

Resumo

Este estudo trata dos desafios e impactos oriundos do uso de tecnologias integradas às práticas pedagógicas em sala de aula. Ainda busca destacar os muitos benefícios que as novas tecnologias proporcionam para o processo ensino e aprendizagem, discorrendo pelas dificuldades do docente para se adaptar ao uso desses novos recursos, que reforçam a necessidade da capacitação contínua desse profissional. Sabemos que o professor tem ciência da importância da aplicação das tecnologias como ferramenta de apoio ao ensino em sala de aula, mas, além de saber manusear o recurso ele precisa saber relacionar o conteúdo proposto ao instrumento tecnológico adequado, daí a necessidade de permanente capacitação do professor a fim de desenvolver habilidades necessárias para propor uma aprendizagem que seja significativa e integrada com o uso das tecnologias digitais em sala de aula. Diante desses desafios que permeiam os processos do ensino e aprendizagem com inserção de novas tecnologias, percebe-se que o grande impasse da educação atual é ser capaz de aplicar os recursos tecnológicos integradores disponíveis atualmente alinhando-os as teorias tradicionais da educação para que esses recursos de fato estimulem o conhecimento.

Biografia do Autor

Alexandre Paiva Gaspar, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação, pela Must University, mestrado concluído em 2023; Pós-Graduação Latu senso: - Especialização em Banco de Dados pelo Centro Universitário Claretiano (2019); - Especialização em Formação de Orientadores de Aprendizagem para EaD na PUC - SP (2010); Aperfeiçoamento no Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos Centro Paula Souza (2016); Aperfeiçoamento na Formação de Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem (2023); Graduado em Ciência da Computação na UNI PINHAL (2000); Licenciatura em Informática pela FATEC (2008), Licenciatura em Matemática (2016) e graduado em Pedagogia (2016). Atualmente é Gestor de Supervisão Educacional e Pedagógica do Centro Paula Souza. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Amneris Ribeiro Caciatori, Must University, Estados Unidos

Pedagoga, Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Cruzeiro do Sul, Licenciada em Fisioterapia pela Fatec São Paulo. Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP. Aperfeiçoamento em Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos pela Coordenadoria de Unidade de Ensino de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS. Apresentou experiência documentada intitulada: “Assembleia de Classe como estratégia para resolução de conflitos”- International Conference- Problem Based learning and Active & Collaboratives Learning Methodologies – Cali. Desde 2013 é Supervisora Educacional Responsável pela Área de Gestão Pedagógica do Grupo de Supervisão Educacional da Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro de Paula Souza. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Marcio da Veiga Cabral, Must University, Estados Unidos

Graduado em Administração de Empresas e Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Renata Fermino Ferrari, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil; Licenciada em Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Médio - Área Profissional Informática pela Fatec; Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela HSM Escola Superior de Administração; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Vera Cristina Souza Teracin, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará – UFPa; Bacharel em Comunicação Social com habilitação em relações Públicas pela Universidade da Amazônia – UNAMA;Licenciatura Plena pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS; Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Especialista em Neuroaprendizagem: Neurociência aplicada a Educação pela Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação – FATECE; Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES.

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Gaspar, A. P. ., Caciatori, A. R. ., Cabral, M. da V. ., Ferrari, R. F. ., & Teracin, V. C. S. . (2023). TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADAS: DESAFIOS DA SALA DE AULA. Revista Amor Mundi, 4(4), 29–35. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.213