CICLO PDCA APLICADO À EDUCAÇÃO

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Camila Sabino de Araujo Must University, Estados Unidos
  • Camilo Eduardo do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Elzo Brito dos Santos Filho Must University, Estados Unidos
  • Luciene Carneiro da S. O. Timoteo Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.211

Resumo

A área de educação, como qualquer nicho, deve possuir métodos e estratégias que auxiliem o bom funcionamento estrutural, sendo que uma das possbilidades funcionais, como o ciclo PCDA. O objetivo deste estudo foi compreender as aplicações do ciclo PCDA na educação por meio de uma revisão de literatura narrativa. Este trabalho adotou-se método de pesquisa bibliográfica, com o o objetivo de aprimorar conhecimento por meio de visões de diversos autores e documentos, além de expor os resultados dessa pesquisa. O processo de melhoria contínua é desenvolvido através de uma abordagem de aprendizagem organizacional progressiva. Nas instituições de ensino, onde o aprendizado já é a espinha dorsal da organização, não deve ser diferente. Os gestores devem direcionar esforços de melhoria, refinando processos para que os resultados possam ser melhorado. O ciclo Deming/Shewhart, também conhecido como ciclo PDCA, representa um processo cíclico de melhoria em que a primeira fase consiste no planejamento, seguida de uma fase de ação ou execução do plano, a etapa de verificação dos resultados obtidos com as ações planejadas e implementadas até o momento, e a etapa final da implementação da mudança ideal após considerar o sucesso. O Curso PDCA em Educação é uma forma importante de melhorar a eficiência dos processos. Além disso, todos os profissionais da sua organização sabem exatamente o que fazer. Isso evita incertezas e mudanças que podem desperdiçar tempo e recursos.
Palavras-

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Graduação em Administração pela Faculdade São Geraldo; Licenciatura em Matemática pela “Uniube” Universidade Uberaba; Licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”; Graduando em Engenharia de Produção pela “Uniube” Universidade Uberaba; Graduando em Letras pelo “IFES” - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo “IFES” Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão, pelo Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”; Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pelo “CESV” Centro de Ensino Superior de Vitória ; Especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo “CESV” Centro de Ensino Superior de Vitória; Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela “FV” Faculdade de Vitória; Atualmente é Professora de Educação Profissional Tecnologica da “Secti” Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. Mestrando em Tecnologias Emergentes pela Must University – Flórida. 

Camila Sabino de Araujo, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade São Marcos. Licenciatura em Ciências pela Universidade de Franca, Unifran. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Brasil. Licenciatura e em Artes Visuais pela Universidade Metropolitana de Santos, Unimes. Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade de São Paulo,USP. Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp. Especialização em Arte-Educação, pela Faculdade Brasil. Atualmente é Professora de Educação Artística no Município da Estância Balneária de Praia Grande, SP. Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (Must University). 

Camilo Eduardo do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Sistemas da Informação, Licenciatura em Artes Visuais e Informática. Especialização em Informática na Educação, Ensino Religioso e Artes. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. 

Elzo Brito dos Santos Filho, Must University, Estados Unidos

Graduado em ciência da computação; Especialização em desenvolvimento Web; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Luciene Carneiro da S. O. Timoteo, Must University, Estados Unidos

Secretariado Executivo Bilíngue - Escola Superior de Relações Públicas/ESURP (2006). Pós-Graduação Aconselhamento Familiar e Educacional /Universidade Adventista de São Paulo/UNASP (2009). Letras - Português Literatura/Faculdade de Educação da Serra/FASE (2014). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Santos, S. M. A. V. ., Araujo, C. S. de ., Nascimento, C. E. do ., Santos Filho, E. B. dos ., & Timoteo, L. C. da S. O. . (2023). CICLO PDCA APLICADO À EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Amor Mundi, 4(4), 15–21. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.211