CICLO PDCA APLICADO À EDUCAÇÃO
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.211Resumo
A área de educação, como qualquer nicho, deve possuir métodos e estratégias que auxiliem o bom funcionamento estrutural, sendo que uma das possbilidades funcionais, como o ciclo PCDA. O objetivo deste estudo foi compreender as aplicações do ciclo PCDA na educação por meio de uma revisão de literatura narrativa. Este trabalho adotou-se método de pesquisa bibliográfica, com o o objetivo de aprimorar conhecimento por meio de visões de diversos autores e documentos, além de expor os resultados dessa pesquisa. O processo de melhoria contínua é desenvolvido através de uma abordagem de aprendizagem organizacional progressiva. Nas instituições de ensino, onde o aprendizado já é a espinha dorsal da organização, não deve ser diferente. Os gestores devem direcionar esforços de melhoria, refinando processos para que os resultados possam ser melhorado. O ciclo Deming/Shewhart, também conhecido como ciclo PDCA, representa um processo cíclico de melhoria em que a primeira fase consiste no planejamento, seguida de uma fase de ação ou execução do plano, a etapa de verificação dos resultados obtidos com as ações planejadas e implementadas até o momento, e a etapa final da implementação da mudança ideal após considerar o sucesso. O Curso PDCA em Educação é uma forma importante de melhorar a eficiência dos processos. Além disso, todos os profissionais da sua organização sabem exatamente o que fazer. Isso evita incertezas e mudanças que podem desperdiçar tempo e recursos.
Palavras-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Camila Sabino de Araujo, Camilo Eduardo do Nascimento, Elzo Brito dos Santos Filho, Luciene Carneiro da S. O. Timoteo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.