AS RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E INTERATIVIDADE

UM EXEMPLO DE PRÁTICA INOVADORA

Autores

  • Jean Carlos Triches Must University, Estados Unidos
  • Cizelda Aparecida Triches Must University, Estados Unidos
  • Jordan Luis Artiaga Silva Must University, Estados Unidos
  • Luciana Pereira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Raquel Farias Fuly de Souza Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.210

Resumo

O currículo escolar é a base de toda a organização e prática no processo de ensino-aprendizagem e define os conteúdos, a forma das atividades, competências e habilidades que serão desenvolvidas. As novas tecnologias vêm moldando as relações humanas e interferindo na cultura, modo de pensar, e dentre outros, na interatividade e nas relações do processo de ensino-aprendizagem. Assim, é imprescindível compreender estas relações na contínua busca pela adequação dos currículos, não só pela consideração de suas dimensões sociais, culturais, políticas, pedagógicas e financeiras, mas também da sua conexão com as tecnologias, em especial, das emergentes. O presente trabalho busca realizar, através de uma abordagem qualitativa de revisão bibliográfica, o aprofundamento nas questões que envolvem as relações entre a tecnologia, a educação, o currículo e a interatividade, bem como de relatar e explicar uma prática inovadora já aplicada no âmbito educacional. Foi possível, através da apresentação de contribuições de diversos autores, realizar o aprofundamento nestas questões. Já, o relato da prática inovadora aplicada no âmbito da educação básica na Escola Estadual Felisberto de Carvalho de Palmitos-SC, com utilização do Scratch como ferramenta tecnológica e os espaços educativos que a mesma proporcionou, demonstrou como a pesquisa, a discussão e a ação acerca do relacionamento entre currículo e tecnologia é fundamental para a compreensão de como o novo currículo e a prática docente devem se ajustar às realidades contemporâneas que se transformam de modo muito dinâmico.

Biografia do Autor

Jean Carlos Triches, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI e em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Especialista em Educação e Segurança Humana pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Florida. 

Cizelda Aparecida Triches, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Regional de Palmitos - FAP e em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. specialista em Educação e Segurança Humana pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Licenciada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Intervale. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Florida.

Jordan Luis Artiaga Silva, Must University, Estados Unidos

Professor da Educação Básica - Graduações em Licenciatura em Pedagogia (FATEC/RO) e Licenciatura em História (UNIBF). Especialista em Educação Inclusiva (Faculdade Poliensino) e Docência do Ensino Superior (FAVENI). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação(Must University/Florida EUA. 

Luciana Pereira da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduação Pedagogia Universiade Mackenzie, MBA- Gestão Escolar- Universidade de São Paulo; Pós-Graduação- As Relações Interpessoais na escola e a construção da autonomia moral e intelectual- Universidade de Franca; Psicopedagogia- Universidade Paulista- Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação- Must University.

Raquel Farias Fuly de Souza, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de janeiro (FFP - UERJ). Especialista em Educação e Psicologia pelo Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Florida. 

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Triches, J. C. ., Triches, C. A. ., Silva, J. L. A. ., Silva, L. P. da ., & Souza, R. F. F. de . (2023). AS RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E INTERATIVIDADE: UM EXEMPLO DE PRÁTICA INOVADORA. Revista Amor Mundi, 4(4), 9–13. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.210