AS RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E INTERATIVIDADE
UM EXEMPLO DE PRÁTICA INOVADORA
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.210Resumo
O currículo escolar é a base de toda a organização e prática no processo de ensino-aprendizagem e define os conteúdos, a forma das atividades, competências e habilidades que serão desenvolvidas. As novas tecnologias vêm moldando as relações humanas e interferindo na cultura, modo de pensar, e dentre outros, na interatividade e nas relações do processo de ensino-aprendizagem. Assim, é imprescindível compreender estas relações na contínua busca pela adequação dos currículos, não só pela consideração de suas dimensões sociais, culturais, políticas, pedagógicas e financeiras, mas também da sua conexão com as tecnologias, em especial, das emergentes. O presente trabalho busca realizar, através de uma abordagem qualitativa de revisão bibliográfica, o aprofundamento nas questões que envolvem as relações entre a tecnologia, a educação, o currículo e a interatividade, bem como de relatar e explicar uma prática inovadora já aplicada no âmbito educacional. Foi possível, através da apresentação de contribuições de diversos autores, realizar o aprofundamento nestas questões. Já, o relato da prática inovadora aplicada no âmbito da educação básica na Escola Estadual Felisberto de Carvalho de Palmitos-SC, com utilização do Scratch como ferramenta tecnológica e os espaços educativos que a mesma proporcionou, demonstrou como a pesquisa, a discussão e a ação acerca do relacionamento entre currículo e tecnologia é fundamental para a compreensão de como o novo currículo e a prática docente devem se ajustar às realidades contemporâneas que se transformam de modo muito dinâmico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jean Carlos Triches, Cizelda Aparecida Triches, Jordan Luis Artiaga Silva, Luciana Pereira da Silva, Raquel Farias Fuly de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.