CURRÍCULO, TECNOLOGIAS, NOVAS METODOLOGIAS E INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.209Resumo
A presente proposta de pesquisa teve como objetivo discutir a relação existente entre o currículo, as tecnologias digitais de informação e comunicação e as possíveis influências dos usuários sobre o conteúdo, ou seja, interatividade, no processo de construção do conhecimento, considerando valores como colaboração e significado para o estudante. Buscou-se também relatar o exemplo inovador do “Núcleo Avançado em Educação – NAVE” de Pernambuco, onde a união entre o ensino médio regular e a formação profissionalizante em mídias, programação de jogos digitais e roteiro para mídias digitais possibilitam uma formação bilateral alinhada com demandas sociais da atualidade. Tendo como método de pesquisa uma revisão bibliográfica, percebeu-se que a associação entre as metodologias inovadoras, as novas tecnologias associadas à interatividade dos dias atuais, as quais a partir de interfaces cada vez mais intuitivas, permitir a ação do usuário sobre o conteúdo se apresenta enquanto alternativa que contribui para a interação e a socialização do conhecimento, configurando um fator de relevância no debate e materialização no currículo. Conclui-se que reflexões pertinentes à utilização das novas tecnologias, metodologias inovadoras em meio à interatividade são temas imprescindíveis na composição de um currículo inovador em uma era marcada pela conectividade em rede.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Soares Magalhães, Agnólia Pereira de Almeida, Camila Sabino de Araujo, Joelson Miranda Ferreira, Olinderge Priscilla Câmara Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.