CURRÍCULO, TECNOLOGIAS, NOVAS METODOLOGIAS E INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Pedro Soares Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Camila Sabino de Araujo
  • Joelson Miranda Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Olinderge Priscilla Câmara Bezerra Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.209

Resumo

A presente proposta de pesquisa teve como objetivo discutir a relação existente entre o currículo, as tecnologias digitais de informação e comunicação e as possíveis influências dos usuários sobre o conteúdo, ou seja, interatividade, no processo de construção do conhecimento, considerando valores como colaboração e significado para o estudante. Buscou-se também relatar o exemplo inovador do “Núcleo Avançado em Educação – NAVE” de Pernambuco, onde a união entre o ensino médio regular e a formação profissionalizante em mídias, programação de jogos digitais e roteiro para mídias digitais possibilitam uma formação bilateral alinhada com demandas sociais da atualidade. Tendo como método de pesquisa uma revisão bibliográfica, percebeu-se que a associação entre as metodologias inovadoras, as novas tecnologias associadas à interatividade dos dias atuais, as quais a partir de interfaces cada vez mais intuitivas, permitir a ação do usuário sobre o conteúdo se apresenta enquanto alternativa que contribui para a interação e a socialização do conhecimento, configurando um fator de relevância no debate e materialização no currículo. Conclui-se que reflexões pertinentes à utilização das novas tecnologias, metodologias inovadoras em meio à interatividade são temas imprescindíveis na composição de um currículo inovador em uma era marcada pela conectividade em rede.

Biografia do Autor

Pedro Soares Magalhães, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia e Letras pela Faculdade Excelência (FAEX). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni) e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Única de Ipatinga. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Professor da Rede Estadual do Ceará – SEDUC (CE). 

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (Unijorge) Universidade Jorge Amado_ Salvador BA; Licenciada em Pedagogia (UNINTER) Centro Universitário Internacional. Tecnológica em Recursos Humanos (Estácio de Sá) Ribeirão Preto. Psicopedagoga Clínica e Institucional (Estáciode Sá) Ribeirão Preto Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Wpos) Unyleya. Metodologia do Ensino Superior (UNINTER)Tecnologias Educacionais (Anhanguera) Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação _ Must University;.

Camila Sabino de Araujo

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade São Marcos. Licenciatura em Ciências pela Universidade de Franca, Unifran. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Brasil. Licenciatura e em Artes Visuais pela Universidade Metropolitana de Santos, Unimes. Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade de São Paulo,USP. Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp. Especialização em Arte-Educação, pela Faculdade Brasil. Atualmente é Professora de Educação Artística no Município da Estância Balneária de Praia Grande, SP. Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (Must University). camissabino@gmail.com

Joelson Miranda Ferreira, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Geografia (Universidade Estácio de Sá) Licenciado em Geografia(Universidade Pitágoras Unopar) Licenciado em Pedagogia(Centro Universitário Faveni _ Unifaveni), Especialista em Gestão Escolar(Faculdade Única de Ipatinga MG), Especialista em Educação Especial,Psicopedagogia Clinica e Institucional(Faculdade Futura), Especialista nos Fundamentos Para o Ensino de História e Geografia(Faculdade Educacional da Lapa _ FAEL), Especialista em Educação a Distância 4.0 (Faculdade Educacional da Lapa _ FAEL), Especialista no Ensino de Braille e Tecnologias Assistivas (Faculdade Iguaçu), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University). 

Olinderge Priscilla Câmara Bezerra, Must University, Estados Unidos

Pedagogia (UNITINS - Universidade Estadual do Tocantins); Psicopedagogia Institucional e Educação Infantil e Anos Iniciais (Universidade Maurício de Nassau); Psicopedagogia Clínica (Faculdade Dom Alberto); Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação (MUST University).

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Magalhães, P. S. ., Almeida, A. P. de ., Araujo, C. S. de ., Ferreira, J. M. ., & Bezerra, O. P. C. . (2023). CURRÍCULO, TECNOLOGIAS, NOVAS METODOLOGIAS E INTERATIVIDADE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Amor Mundi, 4(4), 3–8. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i4.209