A GRAMÁTICA DA ARGILA
COMO AS CRIANÇAS SE RELACIONAM COM A LINGUAGEM DO BARRO
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i2.195Resumo
Este trabalho é uma reflexão sobre o lugar que a modelagem ocupa na escola, a partir da prática pedagógica desenvolvida com crianças pequenas da Pré-escola II. Um convite para pensar sobre a gramática da argila e como as crianças se relacionam com a linguagem do barro. Relata vivências onde as crianças são as protagonistas, destacando suas ideias, teorias e fazeres. Quando investigam o barro, a terra e a argila expressam seus sentimentos, suas ligações internas com si mesmo e com o mundo. A plasticidade da argila flui nas mãos dos meninos e das meninas, a argila passa por um processo para se tornar barro, assim como, a criança passa por um processo para entender sua gramática. Barro pode ser argila, como argila pode ser barro, depende da liberdade que temos para manusear o material e viver sua materialidade.
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Copyright (c) 2023 Juliani Padilha, Simone Dal Molin Ribeiro
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