A GESTÃO ESCOLAR E A FAMÍLIA NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Autores

  • Marissan Dahlem Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil
  • Deise Berton Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i2.193

Resumo

O artigo científico em questão tem o objetivo de compreender o papel da gestão escolar na mediação de conflitos nas escolas públicas. Além disso, busca compreender o que é mediação de conflitos; detectar os principais conflitos existentes nas escolas públicas; evidenciar o papel da gestão escolar nesse contexto e, também, conhecer mais profundamente o que diz a lei n. º 14.030 de 26/06/2012. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia adotada, quanto aos fins, configura-se como uma pesquisa descritiva, porque descreve as características de determinado fenômeno (a evasão escolar), podendo também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza, não tendo o compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. E, quanto aos meios, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica. Essa pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base em material publicado em livros, revistas e redes eletrônicas com material de domínio público. Os dados coletados foram analisados através da leitura e da pesquisa de diferentes teóricos que descrevem sobre as causas dos conflitos nas escolas e também, sobre o papel da gestão nesse contexto.

Palavras-chaves: Gestão. Conflito. Mediação. Educação. Família.

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Dahlem, M., & Berton, D. . (2023). A GESTÃO ESCOLAR E A FAMÍLIA NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. Revista Amor Mundi, 4(2), 33–42. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i2.193

Edição

Seção

Artigos