A POÉTICA GRÁFICA DAS CRIANÇAS
COMO ELAS SE EXPRESSAM ATRAVÉS DA LINGUAGEM DO DESENHO
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i2.192Resumo
Este trabalho é um convite para o leitor conhecer um pouco do fazer pedagógico, das teorias e das práticas vivenciadas por duas educadoras da Rede Municipal de Ensino de Ijuí, junto com crianças pequenas da Pré-Escola II. Tem como objetivo, desvelar a poética gráfica das crianças, entendendo como elas se expressam através da linguagem do desenho, os tipos de desenhos que fazem e refletir sobre as teorias transitórias, as hipóteses que criam para entender e explicar o mundo, os fenômenos naturais, as relações e seu próprio grafismo. Aponta ainda, a sala referência como provocadora de aprendizagens e investigações, organizada com espaços circunscritos, planejados conforme a faixa etária das crianças. Espaços que geram a exploração, experimentação. Uma investigação alicerçada na arte, onde a leitura de obras de diferentes artistas e períodos dialogam com os fazeres das crianças. Evidencia as marcas e expressões que emergem a partir de diferentes investigações
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliani Padilha, Simone Dal Molin Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.