A POÉTICA GRÁFICA DAS CRIANÇAS

COMO ELAS SE EXPRESSAM ATRAVÉS DA LINGUAGEM DO DESENHO

Autores

  • Juliani Padilha Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil
  • Simone Dal Molin Ribeiro Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i2.192

Resumo

Este trabalho é um convite para o leitor conhecer um pouco do fazer pedagógico, das teorias e das práticas vivenciadas por duas educadoras da Rede Municipal de Ensino de Ijuí, junto com crianças pequenas da Pré-Escola II. Tem como objetivo, desvelar a poética gráfica das crianças, entendendo como elas se expressam através da linguagem do desenho, os tipos de desenhos que fazem e refletir sobre as teorias transitórias, as hipóteses que criam para entender e explicar o mundo, os fenômenos naturais, as relações e seu próprio grafismo. Aponta ainda, a sala referência como provocadora de aprendizagens e investigações, organizada com espaços circunscritos, planejados conforme a faixa etária das crianças. Espaços que geram a exploração, experimentação. Uma investigação alicerçada na arte, onde a leitura de obras de diferentes artistas e períodos dialogam com os fazeres das crianças. Evidencia as marcas e expressões que emergem a partir de diferentes investigações

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Padilha, J. ., & Ribeiro, S. D. M. . (2023). A POÉTICA GRÁFICA DAS CRIANÇAS: COMO ELAS SE EXPRESSAM ATRAVÉS DA LINGUAGEM DO DESENHO. Revista Amor Mundi, 4(2), 3–8. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i2.192

Edição

Seção

Artigos