MATEMÁTICA NA PRÁTICA: SISTEMA MONETÁRIO

Autores

  • Ivanete Scopel Antunes Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil
  • Lúcia da Silva de Souza Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i1.191

Resumo

Este artigo descreve uma abordagem educacional inovadora para o ensino do sistema monetário no terceiro ano do ensino fundamental, alinhada com as diretrizes da BNCC. Através da criação de um “Bar Doce”, os alunos vivenciaram situações práticas de compra, venda e cálculos de valores. A atividade promoveu o desenvolvimento do cálculo mental, familiarizando as crianças com moedas e centavos reais. O artigo destaca a transformação da matemática em uma experiência prazerosa e desafiadora, incentivando o protagonismo dos alunos na resolução de problemas. Além disso, o sucesso do projeto possibilitou até mesmo a organização de uma segunda edição do “Bar Doce” e um passeio ao cinema com os lucros obtidos. Essa atividade proporcionou as crianças utilizarem o sistema monetário para fazer compras, vendas, comparar valores e resolver situações matemáticas, desenvolvendo o cálculo mental na moeda real e centavo.

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Antunes, I. S. ., & Souza, L. da S. de . (2023). MATEMÁTICA NA PRÁTICA: SISTEMA MONETÁRIO. Revista Amor Mundi, 4(1), 83–84. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i1.191

Edição

Seção

Relato de Experiência