O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ivanete Scopel Antunes Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil
  • Lúcia da Silva de Souza Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i1.189

Resumo

O objetivo do presente artigo é contribuir com a investigação de alternativas que auxiliam para o desenvolvimento da competência intercultural na alfabetização. Importante também uma descrição da função da educação inicial e como este nível têm incentivado esses processos. É muito importante conhecer o contexto em que a alfabetização será desenvolvida; conhecer o papel que o professor deve ter e quais são os objetivos (em geral) que se deseja que os alunos alcancem. O objetivo é que o leitor em potencial possa entender a importância da alfabetização como uma realização social, cultural e cognitiva e entender que a criança não é alfabetizada de um dia para o outro, mas é um processo em que todos nós devemos participar e se fazer responsável. Finalmente, há algumas reflexões com o fim de conduzir o debate sobre este tema entre as pessoas interessadas, e assim contribuir para a transformação na Educação Infantil.

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Antunes, I. S. ., & Souza, L. da S. de . (2023). O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Amor Mundi, 4(1), 43–53. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i1.189

Edição

Seção

Artigos