PROJETO DE ESTUDOS PROCESSOS CRIATIVOS NA ESCOLA MUNICIPAL FUNDAMENTAL DONA LEOPOLDINA
UM NOVO COMPONENTE CURRICULAR PARA COMPLEMENTAR A APRENDIZAGEM DISCENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i1.187Resumo
Este trabalho consiste na explicação e reflexão do projeto de estudos e aprendizagem do novo Componente Curricular Processos Criativos através de sua implementação na Escola Municipal Fundamental Dona Leopoldina, no Município de Ijuí, de forma lúdica e divertida, com as crianças do Ensino Fundamental I – 1º, 2º e 3º anos -, ao longo do ano letivo de 2.022. O foco principal foi a busca pela ampliação de saberes acerca das fragilidades das crianças diante da pandemia e outros fatores que dificultaram seu desenvolvimento cognitivo, socioemocional, biopsicossocial, e outros que necessitaram de uma atenção especial para que as habilidades e competências pudessem ser melhor desenvolvidas na escola. Os resultados quanto à aprendizagem de Português e Matemática como reforço dentro dos Processos Criativos e o envolvimento das turmas superaram o esperado pela efetiva participação das crianças e suas famílias. Constatou-se que os estudos através de novo método de ensino, juntamente com as mais variadas formas criativas de abordagem possibilitam que as crianças percebam a importância de estudar na escola e em casa; e que a brincadeira e o estudo se fundem; fazendo com que elas tenham prazer em aprender.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Elisa Endruweit, Glaucia Regina Bieger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.