PROJETO DE ESTUDOS PROCESSOS CRIATIVOS NA ESCOLA MUNICIPAL FUNDAMENTAL DONA LEOPOLDINA

UM NOVO COMPONENTE CURRICULAR PARA COMPLEMENTAR A APRENDIZAGEM DISCENTE

Autores

  • Adriana Elisa Endruweit Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil
  • Glaucia Regina Bieger Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i1.187

Resumo

Este trabalho consiste na explicação e reflexão do projeto de estudos e aprendizagem do novo Componente Curricular Processos Criativos através de sua implementação na Escola Municipal Fundamental Dona Leopoldina, no Município de Ijuí, de forma lúdica e divertida, com as crianças do Ensino Fundamental I – 1º, 2º e 3º anos -, ao longo do ano letivo de 2.022. O foco principal foi a busca pela ampliação de saberes acerca das fragilidades das crianças diante da pandemia e outros fatores que dificultaram seu desenvolvimento cognitivo, socioemocional, biopsicossocial, e outros que necessitaram de uma atenção especial para que as habilidades e competências pudessem ser melhor desenvolvidas na escola. Os resultados quanto à aprendizagem de Português e Matemática como reforço dentro dos Processos Criativos e o envolvimento das turmas superaram o esperado pela efetiva participação das crianças e suas famílias. Constatou-se que os estudos através de novo método de ensino, juntamente com as mais variadas formas criativas de abordagem possibilitam que as crianças percebam a importância de estudar na escola e em casa; e que a brincadeira e o estudo se fundem; fazendo com que elas tenham prazer em aprender.

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Endruweit, A. E. ., & Bieger, G. R. . (2023). PROJETO DE ESTUDOS PROCESSOS CRIATIVOS NA ESCOLA MUNICIPAL FUNDAMENTAL DONA LEOPOLDINA: UM NOVO COMPONENTE CURRICULAR PARA COMPLEMENTAR A APRENDIZAGEM DISCENTE. Revista Amor Mundi, 4(1), 55–59. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i1.187

Edição

Seção

Artigos