A INVESTIGAÇÃO GRÁFICA COMO PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DOS DESENHOS INFANTIS

Autores

  • Lidiani Dall'Osto Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i1.186

Resumo

Quando olhamos para o desenho de uma criança, o que vemos? Além do traçado, capacidade de representação gráfica, estereótipos, utilização do espaço do material ofertado (folha, tecidos, muros...); além da observação visual, o que carrega um registro infantil? Crianças criam teorias sobre o mundo. Teorias sobre fenômenos que as inquietam, que fazem parte da rotina e despertam interesse pelo extraordinário que reside nas ações do cotidiano. Quando desenha, traz para seu registro, seu pensamento, e graficamente começa a traduzir a dar visibilidade a suas significações. Mas aqui, especificamente, neste artigo, falaremos sobre os registros gráficos das crianças que deixam de revelar o pensamento e construção de raciocínio infantil sobre determinada temática, quando o desenho passa a reproduzir estereótipos destinados aos adultos; como fugir desta situação? Assim, surge a possibilidade da investigação gráfica, como uma estratégia permitindo às crianças ampliarem e refletirem sobre seus desenhos e suas possibilidades de registrar.

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Dall'Osto, L. (2023). A INVESTIGAÇÃO GRÁFICA COMO PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DOS DESENHOS INFANTIS . Revista Amor Mundi, 4(1), 65–77. https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i1.186

Edição

Seção

Artigos