O POVO CONTRA O. J. SIMPSON: CONSIDERAÇÕES SOB UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO

Autores

  • Dhéborah Larissa de Matos Bispo Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Sandro Rafael da Fonseca Pinto Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Douglas Verbicaro Soares Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9242-9124

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i1.181

Resumo

Levando em consideração a crescente discussão sobre Direitos Humanos, principalmente no que tange às questões de gênero, o presente trabalho tem como foco observar, sob uma perspectiva de gênero, as circunstâncias de fato e de direito das investigações e do julgamento, mediante júri popular, do homicídio de Nicole Brown (e Ronald Goldman), no qual figura como indiciado o ex-atleta O. J. Simpson. Ademais, busca-se, também, identificar o peso da imagem de celebridades, sobretudo astros do esporte, na formação do pensamento midiático e do público quando da responsabilização por condutas delituosas. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e sua análise com método dedutivo. Por fim, o desenvolvimento do trabalho se divide em duas seções que tratam, respectivamente, sobre o processo judicial do caso em questão e suas fases e sobre o feminicídio, demonstrando a viabilidade de novos estudos sobre o tema dos Direitos Humanos e gênero para mudança de paradigma.

Biografia do Autor

Dhéborah Larissa de Matos Bispo, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Acadêmica do 10º semestre do curso de Direito pela Universidade Federal de Roraima.

Sandro Rafael da Fonseca Pinto, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Acadêmico do 10º semestre do curso de Direito pela Universidade Federal de Roraima.

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Doutor em Pasado y Presente de los Derechos Humanos e Mestre em Estudios Interdisciplinares de Género en la Especialidad Jurídica, ambos pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). Integra como pesquisador os grupos de pesquisas (CNPq): Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR); Consumo e Cidadania (UFPA); Consumo Responsável e Globalização Econômica (CESUPA). Atua como Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Direitos Humanos - NPJDH na Universidade Federal de Roraima, do Curso de Doutorado em Direito – Dinter UERJ/UFRR e, também, do Laboratório de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da UFRR. É professor do magistério superior no Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da UFRR.

Publicado

2024-01-29

Como Citar

Bispo, D. L. de M., Pinto, S. R. da F., & Verbicaro Soares, D. (2024). O POVO CONTRA O. J. SIMPSON: CONSIDERAÇÕES SOB UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO. Revista Amor Mundi, 5(1), 67–80. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i1.181

Edição

Seção

Artigos