VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO BRASIL: ANÁLISE DO CASO DANDARA KETLELY DE VELASKES

Autores

  • Fylicia de Almeida Santos Castro Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Cleber Batalha Franklin Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil
  • Douglas Verbicaro Soares Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9242-9124

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i1.179

Resumo

O presente artigo busca analisar o assassinato da travesti Dandara Ketlely de Velaskes, 42, ocorrido no dia 15 de fevereiro de 2017, em Fortaleza, Ceará. Evento que ficou conhecido na mídia por “caso Dandara dos Santos”. Com a finalidade de explorar as respostas estatais e o reconhecimento jurídico da mulher transgênero vítimas nos casos de feminicídio. Além disso, busca-se compreender a relação entre o Estado e os processos sociais e econômicos que constituem as vidas de travestis e mulheres transexuais como “vidas precárias”, culminando em um recorde mundial de violência letal contra estas no Brasil. O trabalho discute acerca do conceito de gênero, sexo e sexualidade afim de distinguir a aplicabilidade da qualificadora do feminicídio às essas vítimas e a infração do princípio da dignidade da pessoa humana. Pretende-se usar como base uma obra referência específica sobre o ocorrido, sendo o livro “O casulo Dandara”, da autora Vitória Holanda (2019), amiga de infância de Dandara. Seu livro apresenta a realização de uma biografia sensível e detalhada sobre Dandara e a amizade entre elas, contendo relevantes contribuições para o contexto do universo e sujeito de direito da pesquisa. A partir de toda a premissa da desenvoltura do presente artigo, pretende-se compreender o julgamento do caso através dos argumentos favoráveis e argumentos contrários. A presente pesquisa foi realizada através de metodologia exploratória bibliográfica, bem como coleta de dados correlatos a temática com desígnio explicativo e qualitativo, com escopo nas mulheres transgêneros. Desta forma, pretende-se constatar a legitimidade da mulher transgênero em figurar como sujeito passivo através do crime que está tipificado no Art. 121 do Código Penal.

Biografia do Autor

Fylicia de Almeida Santos Castro, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Graduanda do curso de direito da Universidade Federal de Roraima.

Cleber Batalha Franklin, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Doutor em Relações Internacionais e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Brasília (2012). Mestre em Ciências Políticas pela Universidad de Los Andes (1996), Mérida, Venezuela. Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Professor Titular da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea, Política Brasileira e Segurança e Defesa. Na área de Relações Internacionais: Geopolítica, Integração Regional, Sistema Político Venezuelano e as relações Brasil e Venezuela.

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil

Doutor em Pasado y Presente de los Derechos Humanos e Mestre em Estudios Interdisciplinares de Género en la Especialidad Jurídica, ambos pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). Integra como pesquisador os grupos de pesquisas (CNPq): Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR); Consumo e Cidadania (UFPA); Consumo Responsável e Globalização Econômica (CESUPA). Atua como Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Direitos Humanos - NPJDH na Universidade Federal de Roraima, do Curso de Doutorado em Direito – Dinter UERJ/UFRR e, também, do Laboratório de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da UFRR. É professor do magistério superior no Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da UFRR.

Publicado

2024-01-29

Como Citar

Castro, F. de A. S., Franklin, C. B. ., & Verbicaro Soares, D. (2024). VIOLÊNCIA DE GÊNERO NO BRASIL: ANÁLISE DO CASO DANDARA KETLELY DE VELASKES. Revista Amor Mundi, 5(1), 49–65. https://doi.org/10.46550/amormundi.v5i1.179

Edição

Seção

Artigos