As contribuições do jogo de xadrez no desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i2.166Resumo
A utilização de jogos ao longo da trajetória escolar possibilita que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais interessante ao aluno e dá oportunidade de que este sinta-se responsável pela construção do seu próprio conhecimento. Além disso, por estarem presentes em diversas esferas do ensino, os jogos demonstram ampla relevância no desenvolvimento cognitivo do indivíduo e promovem simulações de situações-problemas que requerem a sistematização do conhecimento a fim de se chegar a uma solução. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo compreender as contribuições do jogo de Xadrez no desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem natureza qualitativa e utiliza como embasamento teórico autores que versam sobre a temática de aprendizagem por meio de jogos, tais como: Vygotsky (1989); Grando (2000), Filguth (2007).
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Copyright (c) 2022 Sonia Maria Reche, Najela Aparecida de Oliveira
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