As contribuições do jogo de xadrez no desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Sonia Maria Reche Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso, MT, Brasil.
  • Najela Aparecida de Oliveira Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i2.166

Resumo

A utilização de jogos ao longo da trajetória escolar possibilita que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais interessante ao aluno e dá oportunidade de que este sinta-se responsável pela construção do seu próprio conhecimento. Além disso, por estarem presentes em diversas esferas do ensino, os jogos demonstram ampla relevância no desenvolvimento cognitivo do indivíduo e promovem simulações de situações-problemas que requerem a sistematização do conhecimento a fim de se chegar a uma solução. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo compreender as contribuições do jogo de Xadrez no desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem natureza qualitativa e utiliza como embasamento teórico autores que versam sobre a temática de aprendizagem por meio de jogos, tais como: Vygotsky (1989); Grando (2000), Filguth (2007).

Biografia do Autor

Sonia Maria Reche, Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2017). Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo Instituto Cuiabano de Educação (2008). E-mail: soniareche29@hotmail.com

Najela Aparecida de Oliveira, Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, Mato Grosso, MT, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2017). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Cândido Mendes (2014). E-mail: najelaoliveira15@gmail.com

Publicado

2022-11-21

Como Citar

Reche, S. M., & Oliveira, N. A. de. (2022). As contribuições do jogo de xadrez no desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Amor Mundi, 3(2), 15–20. https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i2.166

Edição

Seção

Artigos