As contribuições do jogo de xadrez no desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i2.166Resumo
A utilização de jogos ao longo da trajetória escolar possibilita que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais interessante ao aluno e dá oportunidade de que este sinta-se responsável pela construção do seu próprio conhecimento. Além disso, por estarem presentes em diversas esferas do ensino, os jogos demonstram ampla relevância no desenvolvimento cognitivo do indivíduo e promovem simulações de situações-problemas que requerem a sistematização do conhecimento a fim de se chegar a uma solução. Desse modo, esta pesquisa tem por objetivo compreender as contribuições do jogo de Xadrez no desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem natureza qualitativa e utiliza como embasamento teórico autores que versam sobre a temática de aprendizagem por meio de jogos, tais como: Vygotsky (1989); Grando (2000), Filguth (2007).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sonia Maria Reche, Najela Aparecida de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.