Roda de música
importante ferramenta no processo do desenvolvimento psicossocial do aluno com deficiências múltiplas
DOI:
https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i2.164Resumo
O projeto “Roda de música: importante ferramenta no processo do desenvolvimento psicossocial dos alunos com deficiências múltiplas” implantado no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo (CEESVP) em Trindade Goiás, no ano de 2019 com alunos na modalidade: Educação Especial de Jovens e Adultos (EEJA) do Ensino Fundamental II, 7° ano no turno matutino que apresentam deficiências múltiplas (visual, física, motora, intelectual, linguagem e comunicação) tem como objetivo proporcionar qualidade de vida nas áreas afetadas devido às deficiências e amenizar os prejuízos ocasionados em decorrência da mesma, por meio do entretenimento, diversão, lazer e socialização. Esse trabalho é realizado uma vez por semana no parque da escola com duração de uma hora e meia. Sabendo que a música é uma ferramenta de produção do conhecimento e está inserida na linguagem do componente curricular de arte, sendo contemplado na proposta Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e considera em suas dimensões, a necessidade em estimular as áreas intelectual, física, emocional, social e cultural, considerando a capacidade de estudante em lidar com suas emoções, bem estar físico, social e comunicação. A música faz parte do nosso cotidiano, seja por meio das mídias, rádio, televisão, nas ruas, igrejas, cinema, sem deixar de mencionar o ambiente educacional, podendo ser instrumento de lazer, comunicação, socialização e também pode ser utilizada como vínculo afetivo entre aluno – professor – aluno no processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marilene de Macedo e Silva, Tereza Borges de Jesus Rodrigues, Vinicius Borges Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.