Roda de música

importante ferramenta no processo do desenvolvimento psicossocial do aluno com deficiências múltiplas

Autores

  • Marilene de Macedo e Silva Secretaria do Estado de Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Tereza Borges de Jesus Rodrigues Secretaria do Estado de Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Vinicius Borges Silva Secretaria do Estado de Educação de Goiás, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i2.164

Resumo

O projeto “Roda de música: importante ferramenta no processo do desenvolvimento psicossocial dos alunos com deficiências múltiplas” implantado no Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo (CEESVP) em Trindade Goiás, no ano de 2019 com alunos na modalidade: Educação Especial de Jovens e Adultos (EEJA) do Ensino Fundamental II, 7° ano no turno matutino que apresentam deficiências múltiplas (visual, física, motora, intelectual, linguagem e comunicação) tem como objetivo proporcionar  qualidade de vida nas áreas afetadas devido às deficiências e amenizar os prejuízos ocasionados em decorrência da mesma, por meio do entretenimento, diversão, lazer e socialização. Esse trabalho é realizado uma vez por semana no parque da escola com duração de uma hora e meia. Sabendo que a música é uma ferramenta de produção do conhecimento e está inserida na linguagem do componente curricular de arte, sendo contemplado na proposta Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e considera em suas dimensões, a necessidade em estimular as áreas intelectual, física, emocional, social e cultural, considerando a capacidade de estudante em lidar com suas emoções, bem estar físico, social e comunicação. A música faz parte do nosso cotidiano, seja por meio das mídias, rádio, televisão, nas ruas, igrejas, cinema, sem deixar de mencionar o ambiente educacional, podendo ser instrumento de lazer, comunicação, socialização e também pode ser utilizada como vínculo afetivo entre aluno – professor – aluno no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Marilene de Macedo e Silva, Secretaria do Estado de Educação de Goiás, GO, Brasil.

Graduada em Pedagogia (FECHA), Especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO), Atendimento Educacional Especializado (AEE) (UFSM), Cursando Especialização em Análise do Comportamento (CBI). Professora da Rede Estadual de Educação de Goiás.

Tereza Borges de Jesus Rodrigues, Secretaria do Estado de Educação de Goiás, GO, Brasil.

Graduada em Educação Física (UEG); Mestre em Educação (UDS); Especialista Educação Física Escolar (UEG); Especialista em Psicopedagogia e Educação Inclusiva (Faculdade Aphonsiano); Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás e Rede Municipal de Goiânia.

Vinicius Borges Silva, Secretaria do Estado de Educação de Goiás, GO, Brasil.

Graduado em Geografia (PUC – Goiás); Especialista em Educação Ambiental (FAEL); Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás.

Publicado

2022-11-21

Como Citar

Macedo e Silva, M. de, Rodrigues, T. B. de J., & Silva, V. B. (2022). Roda de música: importante ferramenta no processo do desenvolvimento psicossocial do aluno com deficiências múltiplas. Revista Amor Mundi, 3(2), 21–26. https://doi.org/10.46550/amormundi.v3i2.164

Edição

Seção

Artigos