A Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP como uma ferramenta de metodologia ativa em tecnologias para a aprendizagem significativa

Autores

  • Adeildo Gaspar da Costa Fundação Bradesco, Fortaleza, Brasil.
  • Erimar Pereira da Rocha Orientador Social na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de José de Freitas - SEMAC/PI
  • Ana Maria Gomes de Sousa Martins Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i9.147

Resumo

A aprendizagem baseada em projetos vislumbra uma aprendizagem imersa no contexto escolar, onde o aluno é agente no processo do seu conhecimento, possibilitando que eles sejam incorporados durante o desenvolvimento do projeto. No que tange sobre a aprendizagem significativa, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. Este artigo tem por objetivo demonstrar a aprendizagem baseada em projetos como uma ferramenta de metodologia ativa em tecnologias para a aprendizagem significativa. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com pesquisas de artigos e periódicos feitos no google acadêmico no período de setembro a outubro de 2021.

Biografia do Autor

Adeildo Gaspar da Costa, Fundação Bradesco, Fortaleza, Brasil.

Graduado em Administração – Universidade Federal do Ceará – UFC, Educador Social na área Técnica-Profissionalizante, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho – Universidade Estadual do Ceará – UECE, Especialista em Orientação Profissional e Carreiras – UniFaveni, Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University, EUA.

Erimar Pereira da Rocha, Orientador Social na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de José de Freitas - SEMAC/PI

Graduado em Licenciatura em Pedagogia (UNINASSAU/FAP), Letras Português – Inglês (UNICESUMAR), Professor atuante na Educação Básica e Superior, Especialista em Gestão Educacional (UFPI) e Psicopedagogia (FUNIP). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, EUA.

Ana Maria Gomes de Sousa Martins, Universidade Federal do Piauí, Teresina, Piauí, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Professora atuante na Educação Básica e Superior, Especialista em Psicologia da Educação - PUC/MG e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia/Magistério pela UFPI.

Publicado

2022-05-13

Como Citar

Costa, A. G. da, Rocha, E. P. da ., & Martins, A. M. G. de S. (2022). A Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP como uma ferramenta de metodologia ativa em tecnologias para a aprendizagem significativa. Revista Amor Mundi, 2(9), 35–41. https://doi.org/10.46550/amormundi.v2i9.147

Edição

Seção

Artigos